TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1) A Era Do Conhecimento Se Caracteriza Pelos Seguintes Fatores:

Por:   •  18/11/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 2

.1 - MICROECONOMIA E MACROECOMIA

O Estado do Rio grande do Sul, conforme pôde ver através das pesquisas que é um do estado que mais se fortaleceu com o método de oligopólio no setor supermercadista.

Oligopólio: É um tipo de estrutura que pode ser definido em duas formas: Pequeno número de empresas no setor. Ex.: indústria automobilística; Pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Ex.: Nestlé, Parmalat no setor de alimentos; Brahma, Antártica e Coca-cola no setor de bebidas; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc. Devido à existência de empresas dominantes, eles tem o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores tem baixo poder de reação a alterações de preços. A ação do Oligopólio está presente na forma de atuação das empresas do setor supermercadista na Economia Nacional e Regional do Rio Grande do Sul.

Pesquisas nós mostra a importância sobre os resultados no estado,

o faturamento dos supermercados do Rio Grande do Sul chegou a quase R$ 18 bilhões, crescimento real (acima da inflação) de 7,39% . O levantamento, feito com as 331 maiores empresas do setor no Estado, foi divulgado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). As redes mais destacadas são premiadas.

Para melhor compreendermos: O que é oligopólio:

é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.

Definição: Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas.

A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço ex. qualidade, imagem, fidelização, etc.

O oligopólio pode permitir que as empresas obtenhan lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso económico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio

O lucro económico, que se atinge neste tipo de mercados varia do curto para o longo prazo.

Enquanto no curto prazo o lucro poderá ser positivo, superior à melhor aplicação alternativa, no longo prazo esta situação apenas se manterá se estivermos num mercado oligopolista dominado por cartel, caso contrário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com