TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1) A Era Do Conhecimento Se Caracteriza Pelos Seguintes Fatores:

Trabalho Universitário: 1) A Era Do Conhecimento Se Caracteriza Pelos Seguintes Fatores:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 2

.1 - MICROECONOMIA E MACROECOMIA

O Estado do Rio grande do Sul, conforme pôde ver através das pesquisas que é um do estado que mais se fortaleceu com o método de oligopólio no setor supermercadista.

Oligopólio: É um tipo de estrutura que pode ser definido em duas formas: Pequeno número de empresas no setor. Ex.: indústria automobilística; Pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Ex.: Nestlé, Parmalat no setor de alimentos; Brahma, Antártica e Coca-cola no setor de bebidas; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc. Devido à existência de empresas dominantes, eles tem o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores tem baixo poder de reação a alterações de preços. A ação do Oligopólio está presente na forma de atuação das empresas do setor supermercadista na Economia Nacional e Regional do Rio Grande do Sul.

Pesquisas nós mostra a importância sobre os resultados no estado,

o faturamento dos supermercados do Rio Grande do Sul chegou a quase R$ 18 bilhões, crescimento real (acima da inflação) de 7,39% . O levantamento, feito com as 331 maiores empresas do setor no Estado, foi divulgado pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). As redes mais destacadas são premiadas.

Para melhor compreendermos: O que é oligopólio:

é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos ou serviços.

Definição: Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas.

A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço ex. qualidade, imagem, fidelização, etc.

O oligopólio pode permitir que as empresas obtenhan lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso económico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio

O lucro económico, que se atinge neste tipo de mercados varia do curto para o longo prazo.

Enquanto no curto prazo o lucro poderá ser positivo, superior à melhor aplicação alternativa, no longo prazo esta situação apenas se manterá se estivermos num mercado oligopolista dominado por cartel, caso contrário o lucro sera 0, uma vez que o lucro positivo levaria a possibilidade de entrada de novos concorrentes.

1.2 -MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com