TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escolha Da Via De Administração De Um Medicamento é Norteada Pelos Seguintes Fatores: Tipo De ação Desejada - Local Ou Geral; Rapidez De ação Desejada. Inicialmente, Pesaram-se Os Animais A Fim De Se Determinar A Dose De Anestésico A Ser Admini

Casos: A Escolha Da Via De Administração De Um Medicamento é Norteada Pelos Seguintes Fatores: Tipo De ação Desejada - Local Ou Geral; Rapidez De ação Desejada. Inicialmente, Pesaram-se Os Animais A Fim De Se Determinar A Dose De Anestésico A Ser Admini. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  3.459 Visualizações

Página 1 de 7

Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre

Disciplina de Farmacologia - 2007

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Objetivos:

- Identificar as principais vias de administração de fármacos

- Descrever as vantagens das principais vias de administração

- Descrever as desvantagens das principais vias de administração

- Descrever as técnicas para os pacientes

Introdução:

v.o.; s.c.

e.v.

conjuntival

inalatório

Com algumas exceções, não conseguimos administrar um fármaco diretamente no tecido em que desejamos que ocorra a ação do mesmo (tecido suscetível). Ele chega primeiro à corrente circulatória e depois ao tecido desejado, ou entra em contato primeiramente com um tecido intermediário denominado receptáculo e que pode ser, por exemplo, um músculo. Daí o fármaco distribui-se em tecidos indiferentes, onde fica armazenado e não tem ação; vai ao tecido suscetível, onde realiza sua ação farmacológica, entra em contato com o tecido biotransformador onde sua estrutura química é modificada; e depois vai ao tecido emunctório e sofre excreção.

A biodisponibilidade de um medicamento depende da via de administração e da formulação farmacêutica disponível. Formulação farmacêutica e via de administração são associadas entre si. Além disto, ambas podem ser fatores importantes na adesão do paciente ao tratamento.

Conceito:

Chama-se via de administração o local onde o fármaco entra em contato com o organismo.

Classificação:

As vias de administração podem ser classificadas em:

VIA ENTERAL - oral

- sublingual

- retal

VIA PARENTERAL - intravascular + intravenosa

(Direta) + intra-arterial

- intramuscular

- subcutânea

- intradérmica

- intracardíaca

TÓPICA - dérmica

(Indireta) - conjuntival

OUTRAS - inalatória

- intratecal + peridural

+ subaracnóidea

- intraperitoneal

- intra-articular

 Via oral

É a mais usada, a mais conveniente e a mais econômica. Os medicamentos dados por v.o. podem ficar retidos na boca e serem absorvidos pela mucosa oral, ou serem deglutidos e absorvidos pela mucosa gastrintestinal. Substâncias irritantes não podem ser dadas por v.o. pelo efeito emético.

Está contra-indicada em pacientes em condições inadequadas como vômitos, síndrome de má absorção e inconsciência.

A absorção de substâncias pelo TGI é em sua maior parte explicável em termos de simples difusão de formas lipossolúveis não ionizadas. Mas ocorre também transporte ativo de certas substâncias, como glicídios, íons inorgânicos e orgânicos, etc. O epitélio é pouco ou nada permeável às formas ionizadas das drogas.

Além das propriedades dos fármacos, influenciam sua absorção outros fatores como o esvaziamento gástrico. Pode-se esperar que alterações no esvaziamento gástrico tenham efeitos opostos na absorção de ácidos fracos e bases fracas por causa da diferença de pH no estômago e no intestino. Mas, por causa da grande superfície de absorção a partir do intestino, a absorção da maioria dos medicamentos é reduzida se o esvaziamento gástrico é retardado.

Também afetam a absorção de uma substância a sua solubilidade nos líquidos gastrintestinais e a concentração da solução administrada. A absorção pode ser retardada ou diminuída se a substância ingerida é instável no líquido gastrintestinal ou se ela se torna ligada a alimentos ou outros conteúdos do TGI.

Exemplos

Vantagens

Desvantagens

 Via sublingual

Permite absorção rápida pela mucosa oral de vários medicamentos. Pode ser alcançada uma concentração medicamentosa mais elevada no sangue do que quando a absorção ocorre em porção mais baixa do TGI, porque é evitado o metabolismo de primeira passagem pelo fígado, e porque não há interação da droga com o suco gástrico, nem formação de complexos com os alimentos.

Exemplos

Vantagens

Desvantagens

 Via retal

Está indicada para pessoas que estejam impossibilitadas de deglutir fármacos (inconsciência ou emese) e quando se deseja evitar o suco gástrico ou a circulação porta. Todavia, a absorção por essa via é com freqüência irregular e incompleta e muitas substâncias causam irritação da mucosa retal.

Exemplos

Vantagens

Desvantagens

 Vias parenterais

Em alguns casos esta via é essencial para a droga ser absorvida de forma ativa; a absorção é geralmente mais rápida e mais previsível, sendo que a dose eficaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com