TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

Pesquisas Acadêmicas: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANA GABRIELI CARDOSO

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

Diamantina

2014

ANA GABRIELI CARDOSO

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação e Linguagem, Metodologia Cietífica; Fundamentos do Processo no Contexto Histórico-Filosófico; Seminário Interdisciplinar I.

Diamantina

2014

SUMARIO

SUMARIO 3

INTRODUÇÃO 4

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO 6

CONCLUSÃO 8

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca explicitar acerca da atuação do Pedagogo bem como as aplicações relacionadas ao termo Pedagogia com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre e o meu ponto de vista sobre o profissional Pedagogo.

O conceito de Pedagogia como curso de formação para professores atuarem nas séries iniciais da educação ainda é muito comum, no entanto a mesma tem sido vista como um processo significativo para a formação de profissionais da educação, principalmente na didática do ensino-aprendizagem permeando o papel do Pedagogo na docência e refletir acerca da prática do profissional no agir pedagógico para novas mudanças nos paradigmas educacionais.

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO EDUCATIVO

A preocupação com ensino-aprendizagem tem sido constante nos dias atuais, visto que o professor em sua atuação, deve ser o mediador e facilitador entre o aluno e o conhecimento afim de que faça-se uma educação necessária e satisfatória. No entanto, levando em conta os padrões antiquados e muitas vezes que ao invés de produzir o conhecimento, o professor acaba dificultando a ação de aprender, faz-se necessário a implementação de ações pedagógicas que viabilizem a ação do professor no ambiente de trabalho. Nota-se ai a importância do profissional Pedagogo no ambiente escolar como o agente responsável pela concepção do ensino aprendizagem através de medidas que facilitem o desenvolvimento do aluno.

Neste ponto, considera-se a Pedagogia de extrema importância para ação docente, visto que tem a educação como um objeto de estudo e em constante transformação. Quanto a seu significado, LIBÂNEO (2001) afirma que:

[...] a pedagogia como campo de conhecimento que investiga a natureza e as finalidades da educação uma determinada sociedade, bem como os meios apropriados de formação humana dos indivíduos. Mais especificamente, concebemos a Pedagogia como ciência da prática que explica objetivos e formas de intervenção metodológica e organizativa nos âmbitos da atividade educativa implicados na transição/assimilação ativa de saberes modos de ação. (LIBÂNEO, 2001, p.129).

Com base nisso, acredita-se que a Pedagogia é o estudo e a prática e da ação docente em um só contexto, ao mesmo que se preocupa com o processo de ensino aprendizagem, a prática busca novas mudanças no ambiente escolar que priorizem a melhora na qualidade do ensino, tornando o Pedagogo um facilitador do desenvolvimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com