TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arcá de Noe

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.

Turma 2016/2017

Módulo: Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças

Prof.: João Carlos Pelicer

Grupo:  

- Aline Angelico Bolonha

- Luis Carlos Silveira

- Maíra Pietraroia Nelli

- Maycon Gomes de Oliveira

- Paulo Roberto Souza Bispo

- Saulo Marcial Guedes Gimenez

Abril/2016

TEXTO: A ARCA DE NOÉ

Este texto A Arca de Noé mostra, em grande parte, a construção, por Absalão, de uma empresa que almeja construir a arca solicitada por DEUS, mas que foge ao objetivo principal.

NEGÓCIO: construir um barco.

MISSÃO: Possibilitar a continuidade da vida na terra. 

OBJETIVO: construir um barco em 4 meses para Absalão colocar sua família e um casal de cada ser vivo.

VISÃO: ser a empresa que constrói o barco salvador da humanidade e da fauna e flora mundial.

VALORES: Qualidade de serviço, organização e preocupação com o bem estar do funcionário.

Estrutura organizacional utilizada por Absalão foi à burocrática: Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. 

Como modelo teórico de gestão é funcional, mas aplicado às especificidades humanas, torna-se ineficiente, uma vez que desperdiça capacidades humanas e torna o processo de gestão demorado e repartido, o que normalmente dificulta uma visão geral e uma resolução adequada. Também contribui, por causa da hierarquia, à propensões de decisões, tornando o resultado parcial.

 É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.

Por tudo isso é inadequado para a gestão de conhecimento, uma vez que se armazena conhecimento para usá-lo, ter acesso rápido e eficiente à ele, o que a estrutura burocrática dificultaria.

01 – Quais foram erros cometidos no projeto de Absalão?

  1. Descreva um a um, com seus comentários / críticos.

1º Primeiro: Foge ao objetivo principal. Não houve Noé, não deixa Noé contratar os carpinteiros para iniciar a construção do Navio.

2º Segundo: Auxílio de Roboão. Absalão contratou funcionário sem conhecimento para ser seu braço direito. Olha quem era Roboão. (Ah! Já me lembro. Meu auxiliar na cruzada santa de TRÊS-PEDRAS fez ótima seleção de lanceiros: Roboão é o seu nome. Hoje está selecionando beterrabas para a indústria, mas virá trabalhar comigo, por um salário um pouco maior)

3º Terceiro: Uma cadeia alta, longa e burocrática de hierarquização, denominando cargos e funções de forma impessoal, onde cada colaborador ficava subordinado a um supervisor, não permitindo a existência de cargo sem um controle.

4º Quarto: Absalão perdeu-se no tempo, em contratações e 
tarefas que não eram necessárias para aquele momento e 
acabou deixando de cumprir sua missão.

5º Quinto: Confiar que sempre iria ter mais PRAZO.

2. Se houvesse mais prazo, você entende que o projeto terminaria adequadamente? Por quê?

O grupo entendeu que não terminaria, pois o problema não estava no prazo e sim na gestão, pois a condução foi inadequada e a administração do tempo ineficaz. Perdeu-se muito tempo com tomada de decisões erradas não baseadas em dados e análises consistentes.  Uma comprovação disso foi quando Noé provou que o tempo era suficiente ao construir sua arca com “amigos especializados”.

3. Qual a relação dessa estória com a gestão moderna?

Na gestão moderna situações como essa são comuns. A falta de experiência do empreendedor em lidar com questões burocráticas, controle de caixa, além da falta de planejamento acabam levando muitas empresas ao fechamento. É preciso um planejamento que dite os rumos do empreendimento, estabeleça o foco e oriente o empreendedor. Muitas empresas iniciam seu negócio sem ter experiência no ramo investido, além de não planejarem os custos a pequeno, médio e longo prazo junto ao Plano de Negócios.

O líder deve estar preparado para desafios que surgem e ser competente para entender o processo como um todo, e, nesse processo, achar que sua opinião é a única certa, deixando de ouvir pessoas mais experientes, pode ser fatal, pois a arrogância e vaidade acabam cegando para mudanças que se fazem necessárias caso haja mudança de cenário, como por exemplo, uma crise que o mercado venha apresentar.

Em muitas empresas ocorrem atrasos por causa da criação de diretorias e departamentos. Ou seja, foi criada uma estrutura organizacional desnecessária já que Noé afirmou que o produto final poderia ser entregue antes do prazo utilizando somente a madeira e os carpinteiros locais. O atraso na entrega faz com que a empresa perca mercado para o concorrente.

4. Quais devem ser as ferramentas e metodologia de gestão de uma empresa moderna para evitar falhas como essa?

A metodologia para o desenvolvimento do trabalho deve contemplar algumas partes, como:

Identificação – Fase inicial do projeto, com a identificação de todas as tarefas a serem cumpridas para se chegar ao objetivo.

Programação – Uma vez identificadas todas as tarefas, detalhar o projeto, promovendo a alocação de recursos e eliminando possíveis conflitos execução.

Monitoramento - Depois de aprovado o projeto, é preciso acompanhar de perto o que está sendo feito, controlando e avaliando, com objetivo de antecipar problemas ou desvios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com