TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Ética

Por:   •  20/11/2021  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1) Vídeos de ética postados assistir aos vídeos (30 min), produzir escrito comentando as parte dos vídeos mais significativas em sua opinião em 500 palavras (1h30) – Total atividade 2h

Aristóteles em seu livro Ética Nicômaco retrata seu pensamento a respeito da ética. Para ele, a ética tem interligação clara e direta em  o indivíduo  praticar o meio termo, ou seja, não ter exagero. Por exemplo, uma atitude que precede a ética é uma atitude sem exagero, nem para o alto nem para o baixo. Assim, a justa medida é uma forma da coletividade funcionar.

É muito comum o entendimento por grande parcela da população que a ética e a moral são a mesma coisa, em algum momento você já ouviu alguém falar " Aquela "x" pessoa é sem ética, ela é imoral". Apesar de possuírem uma grande relação entre si e tratarem da mesma temática, elas  não são a mesma coisa.

Quando falamos de ética , estamos falando do estudo, da análise do sistema moral que está presente na nossa sociedade. É importante repararmos que a moral é uma questão social, trata-se da coletividade, das regras sociais e a cultura do ambiente.

Em contrapartida, a ética é uma reflexão acerca da moral, é como um indivíduo vai entender as regras da moral, sendo assim, uma interpretação da moral. Portanto, por se  tratar de uma interpretação ela pode se alterar. Dentro da ética do indivíduo existe um conjunto de ética, ou seja, como os indivíduos normalmente interpretam a moral.

Quando um indivíduo decide romper a  ética e a moral social ele não afeta somente a si, mas a todos os inseridos no ambiente. Se tornando um ser imoral quando não segue as regras sociais em que ele está inserido. Diferente do imoral, aquele que  não tem compreensão, condições de  entendimento,  acerca da regra é um ser amoral. Uma criança que pratica algo fora da moral é amoral. Claramente uma criança não tem capacidade de entendimento acerca das regras sociais. Ela vai desenvolver essa capacidade ao longo do seu desenvolvimento social.

Kant quando fala de ética, fala como um dever, ele trás o ideário universal. Para ele a felicidade é passageira e o indivíduo deve atuar de acordo com o que ele deve fazer e  não com o que ele pode fazer. Pensando sobre o assunto abordado , percebemos que diariamente todo mundo pratica a ética e a moral. Comportamentos e decisões são guiados pelo conjunto de regras e reflexões das mesmas. Ser ético e  moral é uma decisão particular que compõe o convívio social e afeta rigorosamente a sociedade.

Muitos assuntos são pautados e baseados na moral e na ética social. Ao longo do espaço e do tempo, a moral pode ser modificada de acordo com o conjunto de éticas interpretadas pela sociedade. Hoje com a globalização as barreiras culturais vão se estreitando, com isso os hábitos e costumes sociais vão se integrando cada vez mais. Os hábitos e os costumes sociais de ambientes diferentes vão se encontrando e aumentando a necessidade do entendimento da moral de  cada ambiente.

Trazer o debate sobre a ética e moral na era da globalização é de extrema importância. A globalização requer Ética porque coloca vários valores morais de culturas diversas em maior contato. Sendo assim, é necessário assumir condutas que consigam lidar bem com essa diferença de valores, ou seja, de condutas éticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com