TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade, Espaço Público, Parque Urbano, Reestruturação.

Por:   •  22/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Em busca de novos projetos sociais para ocupação da sociedade em espaços públicos que tem como ponto estratégico a requalificação urbana, visamos focar em implantação de melhorias no Parque Gruta Santa Luzia no município de Mauá no estado de São Paulo, buscando a reintegração da comunidade com o meio ambiente. Através de estudos das problemáticas e análises estaremos sintetizando uma nova forma de restauração do local, onde contempla em um espaço aberto, com área verde para lazer, recreação, descanso e cultura, aproveitando os elementos preexistentes e inserindo novos para promover a diversidade de todos.

PALAVRAS CHAVES: Cidade; Espaço público; Parque Urbano; Reestruturação.

INTRODUÇÃO

Os desafios propostos em desenvolver a reintegração da comunidade em locais públicos, exige um nível de gestão contínua por melhores resultados, buscando novas experiências e agregando modernização ao ambiente escolhido.

Visando dar início ao projeto, buscamos um local onde podemos incorporar o meio ambiente, a recreação, a cultura e o lazer. Com isso, escolhemos o Parque Gruta Santa Luzia, localizado em uma área afastada da região do município de Mauá, mas com uma vasta área verde.

O Parque conserva valores naturais, tais como as espécies florestais, que mereçam ser conservadas e obtém uma grande área a ser destinada a recreação para toda a população. Com isso a ampliação e melhorias incentivariam atrair mais público, junto com as melhorias os incentivos culturais, bem como show ao ar livre, feiras de artesanato e palestras.

Atualmente o Parque Gruta Santa Luzia não é bem frequentado, devido à falta de segurança, divulgação, incentivo ambiental, localização distante da área central urbana e para isso é preciso uma intervenção urbana para melhorias e participação do público no local.

Dissemos que o espaço é existencial; poderíamos dizer, da mesma maneira que a existência é espacial, quer dizer, que por uma necessidade interior ela se abre a um ‘fora’, a tal ponto que se pode falar de um espaço mental e de um ‘mundo’ de significações e dos objetos de pensamento que nelas se constituem. (MERLEAU-PONTY, 1999, p. 394).

Na abordagem do tema e dos problemas demonstrados, buscamos diminuir a viabilidade ecológica e social do empreendimento, mediante de pesquisas e análises e a capacidade de gerar resultados.

Nesse entendimento, precisamos avaliar o que será importante e se as soluções serão bem sucedidas, devolvendo com retornos significativos. Com elaboração e a execuções de estratégias, injetando recursos de impacto sociocultural, onde viabiliza a reintegração e conscientização da comunidade com o meio ambiente.

1.1 Problemas e Objetivos

Em estudos sobre a visão de Layrargues (2014), são apontadas três macrotendências.

A conservacionista, que tem como visão a proteção e conservação da natureza, a pragmática a qual expressa uma educação para o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente, e a macrotendência crítica que faz a relação entre meio ambiente e cidadania, explorando a interligação entre a democracia, participação, comprometendo-se com a transformação ambiental, apresentando processos dialógicos, participativo e de mobilização social.

Após pesquisa efetuada no município de Maua, foi identificado que 34% dos entrevistados de um total de 93 pessoas não conheciam o Parque e 67% não conheciam.  Dos que conheciam apontaram as suas motivações como contato com meio ambiente 49%, lazer 26%, diversão com amigos 5,5% e esportes 2%. Em visita ao parque nos deparamos com algumas dificuldades, como a falta de policiamento, que pode transmitir insegurança a população, outro ponto negativo é a localização do Parque, a área fica bem distante do centro. Outro agravante é o marketing local, o parque não tem nenhum tipo de divulgação, pois para muitos moradores do município de Mauá, o Parque nem se quer é conhecido.

Em foco, temos a pergunta inicial e fundamental desse projeto, a saber:

Quais intervenções urbanas devemos realizar no Parque visando a incorporação social sem impacto ambiental?

Temos como ponto principal implantar uma nova gestão de reestruturação, impulsionando a integração da comunidade de volta ao Parque Gruta Santa Luzia e trazer aos que não o conhecem, enfatizando na melhoria de qualidade de vida.

 - Consolidar o espaço do Parque, aproveitando o que já existe e injetando melhorias, de modo que proporciona qualidade nos equipamentos urbanos.

 -  Elaborar e implantar estratégias de divulgação, criando identidade, relacionado a cultura, recreação, segurança e meio ambiente.

 -  Buscar parcerias com a prefeitura e empresas regionais;

 -  Restabelecer integração da comunidade com o meio ambiente

 -  Integração de convívio sociocultural;

 -  Viabilizar os parâmetros quantitativos economicamente.

1.2 Justificativas

Segundo Pellegrin, espaços de lazer mostram potencialidade em buscar vazios urbanos e áreas verdes e adaptações para novos equipamentos urbanos. (PELLEGRIN, 2004).

A importância de uma gestão que visa melhorias faz com que o Parque se torne novamente atrativo e seguro de modo que, a comunidade retorne ao parque e os que não o conhecem possam buscando lazer, entretenimento além de contato com o meio ambiente e uma nova socialização entre a comunidade.

Para isso, haverá uma intervenção que marca um importante momento de transformação do Parque, no qual estará condicionado em qualidade do espaço e meio de vida populacional.

O projeto tem como plano de ação, implantar melhorias no Parque bem como, recreação, cantinho da cultura, espaço de lazer, descanso, oficina e palestra, cursos livres e feiras artesanais.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO 

ESPAÇO PÚBLICO

“Compreende-se como aquele que seja de uso comum e posse de todos, ou seja, local de encontros e relações”. Demonstra, em seu ambiente, papel determinante. Nesse espaço desenvolvemos atividades físicas, coletivas, lazer e trocas de convívios. O espaço público está relacionado por formação de uma cultura que agrega e compartilha entre as pessoas

Qual será nossa escolha: degradação ou recuperação, escassez ou fartura, compaixão ou cobiça, amor ou medo, tempos melhores ou piores? (Carl Safina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com