TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualização Obras ENEM

Por:   •  30/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Contextualização Literária ● MORTE E VIDA SEVERINA

Miséria: o livro retrata a miserável condição de vida de um retirante nordestino, Severino. Este, assim como os outros, vive em situação de extrema pobreza e luta contra a morte causada pela fome e miséria;

Questão Agrária: o livro, em diversas partes, retrata a questão agrária em situações como as competições por terras, a seca nordestina, a falta de terras férteis etc.

● A HORA DA ESTRELA

Fluxo migratório: o livro relata a mudança de estado em busca de novas oportunidades de emprego e de mais qualidade de vida, através da história de Macabéa, que sai do Alagoas para o Rio de Janeiro para trabalhar como datilógrafa.

Analfabetismo: a protagonista da obra, Macabéa, é semianalfabeta, e por esse motivo, não consegue interpretar textos, indicando também a injustiça social. Além disso, a personagem é extremamente alienada.

● CAPITÃES DA AREIA

Criminalidade entre os jovens: a obra retrata um grupo de jovens que vivem nas ruas e acabam roubando dos ricos para poderem se alimentar. Jorge Amado retrata a marginalização na sociedade de um outro ângulo, evidenciando que muitas vezes, os jovens infratores roubam para garantir sua própria sobrevivência.

Desigualdade social: o livro apresenta o contraste entre as classes sociais, destacando a diferença entre a camada pobre da sociedade (meninos moradores de rua, por exemplo) e a rica (elite de Salvador). Mostra que os garotos são as reais vítimas daquele cenário desigual.

● CLARA DOS ANJOS

Machismo: o romance retrata a sociedade patriarcal onde as mulheres eram submissas aos homens. É perceptível que as meninas são desde sempre educadas para se casarem, logo, seu papel na sociedade já estava escrito desde seu nascimento. Além disso, em determinada situação, ao procurar a família de Cassi Jones, Clara percebe que é uma mulher negra e pobre, sem nenhum tipo de privilégio.

Gravidez na adolescência: no livro, a jovem negra Clara dos Anjos é seduzida por Cassi Jones de Azevedo, que era conhecido por conquistar jovens negras, virgens e pobres. Clara engravida e logo é abandonada; então o aborto se torna uma opção, contudo, ela opta por procurar a família de Cassi, que a humilha e ofende.

● OLHOS D ‘ÁGUA

Sexualidade: no conto “Luamanda”, é possível notar que a mulher já havia se relacionado com outra do mesmo sexo. Em “Beijo na face”, é retratada a história de um caso secreto entre duas mulheres.

Violência urbana: no conto “Maria” é possível observar a violência sofrida pela personagem. A mulher pobre, negra e com filhos para criar é vítima de um equívoco, onde foi injustamente acusada de contribuir com um assalto em um ônibus e é morta pelos passageiros revoltados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com