TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição do Tema e Problema

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.440 Palavras (30 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 30

sumário

1        INTRODUÇÃO                3

1.1        Definição do Tema e Problema                4

1.2        Objetivo Geral                4

1.3        Objetivos Específicos                4

1.4        Justificativa                5

1.5        Hipóteses                5

2        A História das mulheres                7

2.1        Mulheres na Pré História                7

2.2        Mulheres na Bíblia                7

2.3        Mulheres na Idade Média                8

2.4        A Luta das Mulheres Brasileiras pelo Direito de Igualdade                8

3        MOVIMENTO FEMINISTA                10

3.1        Início – As Ondas do Feminismo                10

3.2        Movimento Feminista no Brasil                11

4        LEGISLAÇÃO PROTETIVA                13

4.1        Lei Maria da Penha                13

4.2        Lei do Feminicídio                15

5        DESTAQUES FEMININOS                16

5.1        Deusas                16

5.2        Mulheres Que Fizeram História                17

6        CREAS – II Viva Mulher                19

7        METODOLOGIA                22

8        RESULTADOS                23

9        CONCLUSÃO                25

        Referências Bibliográficas                27

        Anexo                29


[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa é uma reflexão sobre a trajetória da história da mulher no contexto da humanidade, desde a pré-história até os dias atuais. Reconhecendo suas lutas e conquistas, a fim de ter o direito de igualdade garantido em relação aos homens.

O trabalho está dividido em etapas, com escolha de um tema, objetivo geral e objetivos específicos, justificativa, hipóteses, fundamentação teórica, metodologia, resultados, conclusão e referências.

O tema da pesquisa trata do termo Feminismo, a violência contra mulheres, as dificuldades que sentem de se reconhecerem no papel de agredidas, sobre a desigualdade de direitos entre mulheres e homens e a discriminação das mulheres em determinadas situações.

Para sanar nossas dúvidas, discutimos sobre diversas dúvidas que fomos trabalhando ao longo da pesquisa, entre elas: Se as mulheres não têm os mesmos direitos dos homens desde o início da história da humanidade; se sofrem injustiças pelo fato dos homens serem mais fortes no aspecto físico; se existe machismo cultural em nossa sociedade; se mulheres possuem dupla jornada de trabalho ao contrário dos homens; se a grande maioria das mulheres é responsável pela educação e cuidados dos filhos; se existem assédios e agressões verbais e físicas; se o número de assassinatos contra mulheres está realmente crescendo, caracterizando o feminicídio uma violência diária em nosso país.

        O desejo em conhecermos a história das mulheres e termos uma visão mais ampla sobre o que é feminismo, uma vez que se trata de um assunto recorrente em nossa sociedade, foi o que despertou a vontade em nosso grupo de buscar novas descobertas e aprendizados sobre as mulheres.

        Ao longo da investigação, descobrimos inúmeros fatos sobre a história das mulheres e para tal visitamos diferentes fontes a fim de sanar nossas hipóteses e chegarmos aos resultados e a uma conclusão. Entre nossas investigações, buscamos compreender a mulher na Pré-história, como citada na Bíblia, passando para a Idade Média, até chegar ao início das lutas pelos direitos de igualdade. Além disso, passamos para a busca sobre os movimentos feministas no contexto mundial de forma geral, com ênfase no Brasil, aprendendo sobre mulheres fortes que deixaram suas marcas na história, até chegarmos as leis que amparam atualmente as mulheres, inclusive pesquisando sobre violência doméstica e feminicídio, junto com quais espaços as mulheres podem buscar ajuda.

        Assim, por sermos mulheres, o objetivo foi à busca por maior conhecimento, compreensão e embasamento, a fim de construirmos uma opinião sustentada por argumentos, sabendo buscar nossos direitos. Diante disso, podemos informar todas pessoas que mulheres e homens devem possuir os mesmos direitos de igualdades.

  1. Definição do Tema e Problema

O tema da presente pesquisa é FEMINISMO. A curiosidade de sabermos sobre este assunto surgiu pelas notícias recorrentes em jornais e meios de comunicação sobre a violência contra mulheres, pelas dificuldades que esse gênero sente de se reconhecerem no papel de agredidas, bem como a desigualdade de direitos entre mulheres e homens, com a discriminação dessas em diversas situações.

  1. Objetivo Geral

Demonstrar que o feminismo é um movimento político, filosófico e social que busca libertar e emponderar as mulheres, demonstrando que mulheres e homens têm os mesmos direitos, sem distinção do gênero.

  1. Objetivos Específicos

  • Conhecer a história do feminismo no contexto da sociedade do mundo;
  • Pesquisar e aprender sobre a história de luta das mulheres em busca dos direitos de igualdades com os homens;
  • Mostrar exemplos de empoderamento das mulheres;
  • Incentivar as mulheres a serem fortes, não aceitando sofrer agressões físicas ou psicológicas, tampouco discriminações, abusos ou maus-tratos, buscando seus direitos e lutando por igualdade.
  1. Justificativa

Escolhemos este assunto, pois diariamente ouvimos, lemos ou assistimos nos meios de comunicações sobre violências contra mulheres, objetificação de seus corpos, até mesmo sobre desigualdades salariais em locais que homens e mulheres exercem a mesma função. Ficamos curiosas em saber o porquê de ouvirmos muitas vezes que as mulheres possuem dupla jornada, ou qual razão de existirem mais homens em cargos políticos que mulheres, ou, ainda, o que leva as mulheres, em pleno ano de 2019, ainda sofrerem tantas discriminações apenas por serem deste gênero. Dessa forma, queremos pesquisar sobre o assunto feminismo, compreender o que de fato significa feminicídio, e informar as pessoas que mulheres e homens possuem os mesmos direitos de igualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (327.5 Kb)   docx (197.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com