TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina de Microscopia

Por:   •  16/2/2021  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Brenda dos Santos Barboza

[pic 1]Curso Técnico em Alimentos

Prof.ª Zilma G Nunes

Disciplina de Microscopia

 

🐝 O que é mel 🍯?

Pão de mel, mel com chá, mel para garganta… Esse alimento, com diversas propriedades, consegue ser muito versátil em nossa vida. - Mas o que é o mel? De acordo com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA Instrução Normativa Nº 11, de 20 de Outubro de 2000, mel, é o produto alimentício produzido pelas abelhas melíferas, a partir do néctar das flores ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas que ficam sobre partes vivas de plantas, que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam madurar nos favos da colméia.

Esse, é constituído por glicose e frutose, e não deve conter substâncias estranhas, como insetos, partes da abelha, larvas, grãos de areia e outros. Caso haja uma sujidade flutuando no mel, esse é impróprio para o consumo, já que a taxa máxima de sólidos insolúveis em água aceitável é de 0,1g / 100g .

Uma das fraudes mais comuns no mel, é a adição de sacarose (que não é permitido). E para determinar, se o que consumimos, realmente é mel, deve haver pólen no produto, sem a presença desse, podemos ter qualquer coisa, menos mel.

O teor máximo de umidade permitido é de 20% (20g/100g), porque a água, por ser o segundo componente em maior quantidade no mel, influencia no sabor, viscosidade, cristalização, palatabilidade, e estabilidade quanto à fermentação.

Contudo, pelo alto teor de açúcar, quase nenhum microorganismo pode se desenvolver, por isso não é permitido adição de aditivos, conservantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (164.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com