TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  28/8/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

NOME DOS ALUNOS

TÍTULO DO TRABALHO

CIDADE

ANO

  1. INTRODUÇÃO

Este projeto foi desenvolvido na disciplina Projeto Integrador orientado pela professora XXXXX, com o objetivo de compreender sobre educação física para todos.

A atividade física esta presente no nosso dia a dia e o quanto ela é importante na nossa vida e no bem estar de cada indivíduo.

Neste projeto focamos nos atletas com deficiência no crossfit

Nesse estudo buscamos compreender a evolução do portador de deficiência no crossft , além dos seus benefícios, levando o leitor a entender que além da responsabilidade vem a diversão, lazer e também mudar a forma como os outros vêem aqueles que costumavam chamar de "deficientes.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

     Segundo Haines (1989) é difícil definir o significado do Esporte e os motivos que levam as pessoas à prática esportiva, pois os adeptos e as modalidades são particulares e as razões da participação são diversas.

   Alguns programas de treinamentos e condicionamentos físicos tem ganhado a atenção do público e do profissional de Educação Física esses programas constituem em fatores motivacionais e competitivos, tendo como maior objetivo capacitar o indivíduo para atividades físicas funcionais, variadas e moderadamente intensas. (D De Souza, A Arruda, P Gentil, 2017)

     O CrossFit®, ele é constituído de diversos exercícios para vários grupos, desenvolvendo uma rotina de treinamentos, bastante expressivo. Os treinos são elaborados e condicionados de acordo a necessidade de cada participante.

     Segundo seu criador o treinador Glassman, o Crossfit® é supostamente superior a outras modalidades, pelo fato de se treinar diversas capacidades físicas de maneira concomitante (Glassman, 2002).

     As rotinas de treino do Crossfit® são caracterizadas pela utilização de exercícios envolvendo grandes grupos musculares com peso livre ou peso corporal como: levantamentos olímpicos, agachamentos, exercícios calistênicos e exercícios ginásticos. (D De Souza, A Arruda, P Gentil, 2017).

         Sabemos que a formação esportiva é um processo que envolve inúmeras decisões, mudanças constantes, integração do conhecimento de áreas distintas, entre outros aspectos. Mas, a essência de todo programa esportivo deve estar centrada no desenvolvimento e na formação do ser humano, independentemente de seu talento e objetivo no Esporte. Compete ao técnico auxiliar os seus atletas a alcançarem as suas metas no Esporte através de uma experiência positiva. ((NUNOMURA, 2012). 

     A modalidade de Crossfit® tem buscado a se atualizar e trabalhar com qualidade e eficiência se adaptando da melhor forma para todas as pessoas, melhora muito a resistência cardiorrespiratória, além de desenvolver e aperfeiçoar a resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade de seus alunos. A modalidade também é voltada para pessoas portadoras de deficiência.

O crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade, trazendo diversos benefícios para a saúde (Bruce, 2020).

      O educador físico é essencial em qualquer prática física e sua função é auxiliar o praticante da melhor maneira possível, para que seus exercícios físicos sejam fáceis e que gerem resultado. 

Conforme o guia de treinamento de Glassmann o educador físico tem que ter a capacidade de apresentar capacidade em seis habilidades diferentes, como ensinar, observar, corrigir, gerenciamento de grupo ou academia, presença, atitude e demonstração.

Ensinar: a habilidade de articular e ensinar a mecânica de cada movimento de forma eficiente. Isso inclui a habilidade de dar foco aos principais pontos de desempenho antes dos pontos mais sutis ou detalhados, e a habilidade de adaptar a instrução conforme as necessidades e competências do atleta.

Observar: a habilidade de discernir a mecânica correta do movimento da incorreta, e de identificar erros grotescos e sutis com o atleta em movimento ou em posições estáticas.

Corrigir: a habilidade de facilitar uma mecânica melhor para o atleta através de dicas visuais, verbais e/ou táteis. Isso inclui a habilidade de fazer a triagem (priorização) de erros em ordem de importância, o que envolve saber como diferentes erros estão relacionados entre si.

Gerenciamento do grupo: a habilidade de organizar e gerenciar, tanto em pequena escala (em cada aula) como em grande escala (em nível de academia). Isso inclui a boa administração do tempo; organização do espaço, dos equipamentos e dos participantes para uma ótima fluidez e experiência; planejamento; etc.

Presença e atitude: a habilidade de criar um ambiente de aprendizagem positivo e envolvente. O treinador demonstra e cultiva a empatia com os atletas.

Demonstração: a habilidade de fornecer um exemplo visual preciso do movimento em questão aos atletas. A demonstração também inclui o conceito de liderar pelo exemplo: o treinador deve seguir seus próprios conselhos e servir de inspiração para os clientes. (Glassman, 2002)

     Em nosso país existem muitas pessoas com algum tipo de deficiência*. São mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se movimentar ou algum tipo de incapacidade mental. Para se ter uma idéia, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual. ( IBGE, 2010)

[pic 1]

 Tratando-se de pessoas com deficiências, é comum pensar em alguém frágil e vulnerável, a exclusão de tais pessoas na sociedade é um reflexo de uma história que carregamos até hoje. O Brasil está atrasado, quando comparado a outros países mais desenvolvidos, em relação a 22 inserção na sociedade da pessoa com deficiência (CÂNDIDO; SANTOS; MÁRIO, 2007).

        Pessoas portadoras de deficiência física buscam o crossfit como alternativa de esporte, devido os exercícios serem adaptados facilmente. Na maioria são sedentários, mas atualmente tem obtido um número maior de deficientes a procura de uma atividade física, pois gera qualidade de vida, confiança e superação. Os instrutores conseguem adaptar os exercícios conforme a sua debilidade, inclusive os sedentários, que com o tempo começa a evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (758 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com