TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia Geotérmica

Por:   •  27/4/2018  •  Seminário  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário de Sistemas de Conversão de Energia

Energia Geotérmica

O que deve conter na apresentação e nos slides:

Fundamentos, como funciona, parâmetros operacionais, eficiências.

Situação atual do desenvolvimento tecnológico (estado da arte)

Vantagens e desvantagens (impactos ambientais, custos...)

Tendências futuras, situação no Brasil e no mundo

A energia geotermica é obtida, assim como o seu próprio nome nos indica, geo que tem significado de terra e termica de calor, a partir do calor presente na camada interior ao planeta Terra. O calor existente nas camadas inferiores do nosso planeta é uma das fontes de energia mais limpas e renováveis existentes no nosso planeta.

Este calor necessário existe nas camadas inferiores do planeta Terra, de forma que em algumas áreas presentes ao redor do globo essas camadas se apresentam mais próximas da supercífie em comparação ao restante das outras e é exatamente nestes locais onde se torna mais conveniente e viavel a retirada de calor para produzir energia geotermica.e consequentemente energia elétrica.

Existem tres maneiras de se utilizar a energia geotérmica:

1 – Utilização direta: Para este caso os reservatórios geotérmicos utilizados apresentam temperaturas mais baixas, variando entre 20 C e 140 C. São usualmente utilizados para o fornecimento de calor para as indústrias, para o aquecimento de ambientes climatizados e para inclusive o aquecimento das águas existentes em termas.

[pic 1] 

2 – Centrais Geotérmicas

[pic 2]

3 – Bombas de calor geotérmicas

Aproveitam as diferencas de temperatura entre o solo e o ambiente, fornecendo calor e frio

[pic 3]

Algumas vantagens para o uso da energia geotérmica são:

  1. Não a queima de combustiveis

Como não existe a queima de combustíveis, não há necessidade de compra de materia-prima, baratenado os gastos de producão. E como não há queima de combustiveis fosseis o vapor liberado não possui CO2 e CH4, gases do efeito estufa.

  1. Proucão flexível

Como a producão independe de reservatorios de água, disponibilidade de materia-prima e variacões climatícas não interferem no funcionamento de usinas geotérmicas. A producão de eletricidade dessas usinas ode variar de acordo com a demanda.

  1. Pouco impacto ambiental ao solo

Apesar de grandes perfuracões as usinas geotérmicas não desgatam o solo, nem contaminam lencois freáticos ou inundam grandes áreas, como ocorre em usinas de outras fontes de energia.

Algumas desvatagens para o uso de energia geotérmica são:

  1. Emissão de H2S

Os fluxos de agua geotermico possuem gases dissolvidos que chegam a central de geracao de energia junto ao vapor de agua, esses gases acabam de alguma maneira  na atmosfera. O gas que vem causando maiores problemas para os apoiadores dessa tecnologia é o dixido de enxofre, por causa de sua natureza altamente corrosiva e por possuir propriedades prejudiciais a saude humana, causando nausea e mal-estar se inalado em pequenas concentracoes, porém em grandes concetrcões causa serios problemas a saude podendo causar morte por asfixia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (106.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com