TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Febre Amarela

Por:   •  26/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

Questões

01. A Febre Amarela é uma doença do século passado que já havia sido controlada. Quando o Brasil apresentou os primeiros casos? Em qual região do Brasil? Comente o contexto histórico.

A febre amarela apresentou seus primeiros casos no Brasil em 1685, no estado de Pernambuco (Grande Recife e interior), onde permaneceu por 10 anos. A cidade de Salvador também foi atingida, lá a doença provocou 900 mortes nos seis anos em que esteve presente. Algumas pessoas achavam que se tratava de uma doença contagiosa, outros acreditavam que ela poderia ser transmissível ou infecciosa, necessitando de um agente que a disseminasse.

Nesta época o Rio de Janeiro não tinha esgotos, o lixo não era recolhido, e a população mantinha hábitos de pouquíssima higiene nos cortiços onde moravam, o que para eles era normal, ou seja, a população vivia em uma imensa precariedade sanitária e muitas vezes os próprios moradores contribuíam com aquela situação. O turismo no Brasil era muito complicado devido às doenças infecciosas que eram na maioria das vezes desconhecidas. Todos esses fatores facilitam tanto a entrada de doenças, como a disseminação devido às más condições de higiene do país.

Com o regime republicano e os progressos da Medicina, começaram a surgir vários seguimentos de datas importantes. Em 1902 em Sorocaba foi realizado o 1º combate ao agente transmissor da doença, com orientações de Emílio Ribas. Em 1903 Oswaldo Cruz começou a campanha contra a febre amarela no Rio. Em 1928 a doença ressurgiu no Rio, causando 436 mortes. Foi dado início então a uma campanha nacional em associação com a Fundação Rockfeller. Em 1940 criou-se no Brasil o “Serviço Nacional de Febre Amarela”.

02. O que levou em 1849 a epidemia da febre amarela no Brasil / Império?

Em 1849 a febre amarela reapareceu no Brasil porque um provável navio americano chegou a Salvador vindo de New Orleans e Havana, trazendo novamente a doença, que se espalhou e infectou os portos e todo o litoral brasileiro. Como já dito anteriormente, as questões sanitárias do Brasil eram bastante precárias e isso condicionou facilmente a instalação de doenças, principalmente no Rio de Janeiro onde o ambiente possuía muita sujeira e oferecia aos cidadãos da área urbana péssimas condições de saúde. Somado a isso, também havia o grande desconhecimento dos agentes causadores da doença, (o mosquito Aedes aegypti só foi reconhecido como agente transmissor da doença muito tempo depois). Esses foram os fatores que fizeram com que o Brasil/Império sofresse com uma grande epidemia no ano de 1849, com cerca de 10 mil casos identificados.

Esse surto epidêmico fez com que o Brasil/Império tivesse que tomar certas medidas para garantir a saúde pública. O governo tentou limpar as cidades, mas isso não impediu que a febre amarela continuasse e ninguém sabia quem era o causador da doença. Ao longo dos anos, os casos aumentaram significativamente e junto com ele, as teorias.

Foi no século XIX que um cientista cubano descobriu que a febre amarela era transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Oswaldo Cruz conhecia esse trabalho e então começou sua luta para extinguir a febre amarela na cidade do Rio de Janeiro. Ele recebeu muito apoio do presidente Rodrigues Alves, que havia perdido um dos filhos pela febre amarela, essa influencia o ajudou muito, pois muitas vezes os médicos não acreditavam que o mosquito era o transmissor.

Oswaldo Cruz partilhou o Rio em distritos e criou a “brigadas mata–mosquitos”. Essas “brigadas” podiam invadir e isolar locais suspeitos de possuir focos do mosquito transmissor, essas atitudes se pareciam com o regime militar, as pessoas já contaminadas pela doença eram isolados e a cidade era vigiada todo o tempo por autoridades policiais e sanitárias.

03. Que tipo de Febre Amarela está proliferando em Minas Gerais e Espírito Santo? Quais cidades com maior número de casos comprovados?

A infecção da doença pode ser categorizada de duas formas, a febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti e a febre amarela silvestre transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo a febre que está se proliferando é a silvestre, pois mosquitos destas regiões se infectam picando os primatas com a doença e transmitindo a um humano que visite esse habitat.

Segundo o site de pesquisa (saude.mg.gov.br-11/04) As cidades com maior número de casos comprovados em Minas Gerais são: Caratinga, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga, São Sebastião do Maranhão, Ipanema, Lajinha, Simonésia, Itambacuri, Ladainha, Novo Cruzeiro, Poté, Setubinha, Teófilo Otoni. Em Minas ao todos foram confirmados 392 casos de febre amarela ate o dia 11/04.

Segundo o site de pesquisa (saude.es.gov.br-30/03) as cidades com maior número de casos comprovados em Espírito Santo são: Ibatiba, Colatina, Brejetuba, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Castelo, Pancas, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Itaguaçu. Em Espírito Santo ao todos foram confirmados 135 casos de febre amarela ate o dia 30/03.

04. Qual a origem do mosquito transmissor?

A origem do vírus causador da febre amarela foi motivo de discussão e polêmica durante muito tempo, porém estudos recentes utilizando novas técnicas de biologia molecular comprovaram sua origem africana (Egito). A dispersão pelo mundo ocorreu da África: primeiro da costa leste do continente para as Américas, depois da costa oeste para a Ásia.

05. Cite 3 medidas preventivas contra a Febre Amarela.

A vacinação contra a febre amarela é forma mais importante de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mas é importante também combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença e manter o quintal sempre limpo. Outra medida muito importante é o uso de repelentes.

06. Indique 4 sintomas da Febre Amarela.

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

07. “Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com