TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia da População

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPIRITO SANTO/FETES

PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÂO

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

DAVI LAUREANO MARTINS

SÂO PAULO DE OLIVENÇA – AM

2023

DAVI LAUREANO MARTINS

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito final à conclusão da pós-graduação em Geografia, da Faculdade de Educação Tecnológica do Espirito Santo- FETES, sob a orientação do professor Pedro Arevalo Moreira.

SÃO PAULO DE OLIVENÇA – AM.

2023

01 – O que é a Geografia das Populações?

R: É a Ciência que estuda o espaço geográfico, no qual engloba a totalidade entre o sistema de objetos e o sistema de ações, ou seja, compreende o conjunto das formas físicas e naturais, mais os conteúdos que preenchem e dão sentido as estas formas.

02 –          O que é o determinismo Geográfico?

 R: É o período do meio natural onde há a dependência do homem em relação aos fenômenos naturais (chuva, calor, frio, etc.) para desenvolver as atividades, principalmente as agrícolas.

03 – O que é o possibilismo Geográfico?

R:  É o período de transformação da sociedade conhecido por meio técnico-cientifico onde a sociedade é marcada por inúmeras ações do homem sobre o seu meio natural, alterando-o de acordo com as suas necessidades.

04 – O que é o período técnico-cientifico-informacional?

R: É o período marcado por inúmeras transformações tecnológicas e a consolidação da comunicação e informação em escala global, onde se intensificaram as características da globalização.

05 – Quais as alterações percebidas na sociedade mundial na segunda metade do século XX?

R: Foram a diminuição da população economicamente ativa (PEA), devido às guerras; a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que aumentou a expectativa de vida; a diminuição da taxa de fecundidade, o qual provocou o déficit populacional”.

06 – Como se procedeu a distribuição da população mundial?

R: No inicio dos tempos, quando a sociedade era sedentária, era preciso se fixar em regiões onde havia reservas de água e boas condições climáticas para a produção de alimentos. Na contemporaneidade a distribuição é marcada pelo ápice da evolução técnica e tecnológica, com a melhoria dos sistemas de transporte e comunicação, os quais encurtaram as distancias e possibilitaram a fixação do homem em qualquer parte do planeta.

07 – Quais fatores são preponderantes para a distribuição da população mundial?

R: São os fatores: físicos e naturais, relacionados ao clima, a hidrografia, os tipos de relevo e os tipos de solo que constituem as condições favoráveis ou não para a ocupação humana.

Os fatores históricos e socioeconômicos que dizem respeito aos processos históricos que movimentaram a população mundial, incluso o processo migratório que por natureza promovem o adensamento ou esvaziamento dos lugares de acordo com a sua atratividade ou capacidade de repulsão das populações.

08 – Qual o conceito da população Absoluta? Cite exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com