TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Brasil

Por:   •  2/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo de 1820: a retomada Cádiz em Madri e em Lisboa

Recomeçada em janeiro de 1820 a revolução liberal espanhola se difundiu pelas principais cidades, nesse contexto os militares não quiseram intervir na América insurgente e reivindicaram a adoção da constituição de Cádiz. Através da ação de liberais foi imposto o juramento da constituição logo as ordens legais estabelecidas entre 1810 e 1814 entravam em vigor e as novas cortes ficaram responsáveis pela complementação dos trabalhos de regulamentação iniciados anteriormente, iniciando formalmente em 06 de julho.

Em Madri a reunião dos deputados ocorreu após a derrota napoleônica, o rei em questão foi obrigado a jurar constituição, restaurando alguns impérios que estavam sob domínio americano.

Foram duas as legislaturas na qual se dividiu as cortes. Ambas ordinárias, sendo que a segunda possuía deputados efetivos. Fernando VII encerrou a primeira legislatura reabrindo mais tarde as seções, que levavam em consideração os principais presentes em Cádiz, gerando posteriormente diversas indagações entre os deputados.

Houve um crescimento considerável da participação americana no parlamento entre os anos de 1820 a 1821. Sendo que 60% desses parlamentares eram mexicanos, que por sua vez foram os principais oradores da corte de Triênio.

As discursões entre os parlamentares continuaram e entre as reivindicações americanas, estava a maior participação nas cortes, além da indução das castas e a autonomia provincial.

Os revolucionários portugueses se inspiravam na constituição espanhola até março de 1821, quando as cortes instaladas em Lisboa aprovou as bases de constituição portuguesa, porem seguiram rigorosamente o método da constituição espanhola que trouxeram modificações importantes.

Em 4 de outubro os deputados mexicanos solicitavam um maior número de deputados nas províncias da nova Espanha, a instalação de duas casas da moeda, e a reparação do poder político e militar. Não satisfeitos dias depois trouxeram propostas relacionadas a constituição de uma superintendência, a divisão de intendentes e tesoureiro entre as províncias, medidas que de certa forma dariam uma independência financeira as províncias americanas.

Em 25 de julho foi apresentado um projeto completo para a autonomia américa, como uma serie de ideias para um convívio pacífico e com certa autonomia.

Em 30 de julho de 1820 a legislatura foi encerrada. Havendo posteriormente a primeira fase dos cortes extraordinários, no mesmo período a tensão entre europeus e americanos aumentou como consequência da consolidação da nova perca americana, tornando a ligação entre a metrópole e vice-reino prestes a acabar.

Ficou claro para os deputados que os reis e os parlamentares não foram a favor das propostas estabelecidas por eles. Fazendo com que o simples desejo de autonomia se tornasse um desejo de independência. Em contrapartida os deputados espanhóis perceberam que as todas as propostas eram inspiradas nos desejos de independência da nova Espanha, levando os mesmos a se arrependerem por darem certo nível de autonomia para as províncias americanas, levando-os as decisão de expulsar os deputados presentes nas províncias.

Apesar de buscar um desprendimento da metrópole o projeto Americano quis conservar uma unidade monárquica federativa, pois dessa forma evitaria que o México ficassem nas mãos de inimigos, que tentariam impor o despotismo. A decisão de manter um estado federal com um governo monárquico afrontava as teses europeias e uma nação unida com centralidade em Madri.

Diante desse quadro passaram a existir novos estados independentes na América, não tendo mais espaço para a unidade hispânica. Tal decisão se tornou símbolo liberalista resistente, adquirindo tamanha influência que chegou ao império português, influenciando diretamente na decisão da corte em tornar o Brasil independente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com