TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Nordeste

Por:   •  16/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO EDUCACIONAL CECILIA MEIRELES

2° ANO DO ENSINO MÉDIO

ANA LARA SILVA

REGIÃO NORDESTE

Poções/ BA

2023

Contexto Histórico:

A história do Nordeste é muito importante porque foi nessa região que os portugueses chegaram pela primeira vez ao Brasil, no ano de 1500. Na época colonial, o Nordeste era conhecido como a terra do açúcar, pois produzia muito dessa planta. Muitos africanos foram trazidos para trabalhar nas plantações de açúcar, o que causou muita dor e sofrimento.

Contexto Regional:

O Nordeste é uma região muito rica em cultura. Sua música, dança, literatura e culinária são muito famosas em todo o Brasil. É uma região muito diversa, com paisagens que vão desde praias até florestas tropicais. É também uma região com forte influência africana, indígena e europeia, o que torna sua cultura única.

História do Nordeste:

A história do Nordeste é muito rica e cheia de acontecimentos importantes. A colonização portuguesa, a escravidão, a luta pela independência do país e a seca são alguns exemplos. Apesar dos muitos desafios enfrentados, o Nordeste conseguiu se desenvolver e se tornar uma das regiões mais importantes do Brasil.

Migração para a Capital:

Muitos nordestinos migram para as grandes cidades, como Salvador, Recife e Fortaleza, em busca de melhores oportunidades de trabalho e uma vida melhor.

Relevo, Clima e Território:

O Nordeste é uma região com clima semiárido e topografia diversificada. A Caatinga é um bioma árido que ocupa grande parte do interior da região. No entanto, há também áreas de florestas tropicais, como a Mata Atlântica no litoral nordestino.

[pic 2]

INSTITUTO EDUCACIONAL CECILIA MEIRELES

2° ANO DO ENSINO MÉDIO

RYAN CAMPOS

REGIÃO NORDESTE

Poções/ BA

2023

Economia:

A economia da região Nordeste é bem diversificada, o que significa que existem muitas áreas diferentes em que as pessoas trabalham para ganhar dinheiro. Algumas dessas áreas incluem agricultura, turismo, indústria e comércio. Muitas pessoas conhecem o Nordeste pela sua produção de frutas, algodão, açúcar e café, que são produtos importantes para a economia da região. Além disso, o Nordeste é conhecido por suas praias e parques naturais que atraem muitos turistas.

 Cultura e Religião:

A região Nordeste é muito rica em cultura e tradições, que são passadas de geração em geração. Algumas dessas tradições são influenciadas pelos portugueses, africanos e indígenas.Sendo rica em música, dança e comida. A religião cristã é predominante na região.

Arte e Movimentos Socioculturais:

O Nordeste é uma região com muita diversidade cultural e tradições diferentes. Existem muitas formas de arte que são únicas para o Nordeste, como a literatura de cordel, o frevo, o maracatu, a xilogravura e o cinema novo. Além disso, há muitas festas populares e expressões culturais, como o São João e o forró.

Culinária Nordestina:

A comida do Nordeste é muito saborosa e única. Ela é influenciada pelas culturas indígena, africana e portuguesa. Alguns dos pratos mais conhecidos incluem a feijoada, o vatapá, o acarajé, o sarapatel, a carne-de-sol e a tapioca.

Pontos Turísticos:

A região Nordeste é muito popular entre os turistas por causa de suas belas praias e cidades históricas. Alguns dos pontos turísticos mais populares são Porto de Galinhas, Fortaleza, Praia de Pipa, Jericoacoara, Lençóis Maranhenses, Salvador e Natal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com