TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO PARA O SETOR ELÉTRICO COM BASE NA NR-10

Por:   •  22/7/2020  •  Seminário  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

GETSÊMANI EDUCACIONAL

CURSO DE TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

JOCÉLIO DE LIMA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO PARA O SETOR ELÉTRICO COM BASE NA NR-10

BRUMADO/BA

2020

JOCÉLIO DE LIMA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO PARA O SETOR ELÉTRICO COM BASE NA NR-10

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota avaliativa da disciplina de saúde e segurança, do curso de Técnico em Eletrotécnica, da Getsêmani Educacional.

Orientador: Profa. Vera

BRUMADO/BA

2020

Dedico este trabalho à minha família, pоr acreditar еm mіm sempre! O amor que vocês têm por mim é o que me estimula a lutar e vencer todos os dias!

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela força persistência durante a caminhada do curso.

A minha família, pessoas cоm quem аmо partilhar а vida.

Aos professores, cuja dedicação e paciência serviram como pilares de sustentação para a conclusão deste trabalho.

A todos os meus amigos e colegas de curso, pelo conhecimento e a boa vontade que foi essencial para o meu êxito.

“Há apenas uma maneira de evitar críticas: não falar, não fazer e não ser nada”.

(Aristóteles)

RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da importância da segurança em eletricidade para a sociedade e o papel do engenheiro eletricista como agente de prevenção de perdas relacionadas a desvios e acidentes com eletricidade. O trabalho contém conceitos, importância e aplicações da eletricidade, seus principais riscos e efeitos no corpo humano e nas instalações elétricas, e estatísticas de perdas humanas e materiais. Além de apresentar os riscos e as prudências que se devem ter ao manusear eletricidade, também traz as Normas que regulamentam as medidas, sejam medidas preventivas de acidente, bem como legislações pertinentes, além de trazer ao estudo as principais mudanças da NR10/2004. É importante para quem for seguir a carreira nesse ramo de eletricidade, entender melhor as diretrizes relacionadas à segurança do trabalho. A pesquisa é de cunho bibliográfico, e método dedutivo.

Palavras-chave: Normas Regulamentadoras. Riscos. Prevenção.

ABSTRACT

The objective of this work is to present an analysis of the importance of safety in electricity for society and the role of the electrical engineer as an agent for the prevention of losses related to deviations and accidents With electricity. The work contains concepts, importance and applications of electricity, its main risks and effects on the human body and electrical installations, and human and material losses statistics. In addition to presenting the risks and precautions that must be taken when handling electricity, it also brings the Norms that regulate the measures, be preventive measures of accident, as well as pertinent legislations, besides bringing to the study the main changes of NR10 / 2004. It is important for anyone pursuing a career in this field of electricity to better understand workplace safety guidelines. The research is of bibliographic, and deductive method.

Keywords: Electricity. NR10. Safety in Electricity.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................08 2 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................09 2.1 A importância e aplicações da eletricidade............................................................09

2.2 Principais riscos, causas e efeitos da eletricidade.................................................09

2.3 Medidas de prevenção de acidentes com o choque elétrico..................................10

2.4 A Norma Regulamentadora número 10 (NR-10)...................................................11

2.5 Alterações na NR 10 com as novas mudanças......................................................12

2.6 Considerações sobre as interações da NR-10/2004 com outras NRs e NBRs......13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................14 REFERÊNCIAS......................................................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

A eletricidade está presente em todo momento, desde o lar até as indústrias. Com o passar dos anos a demanda de consumo de eletricidade vem aumentado cada vez mais. A eletricidade é uma das maravilhas do mundo, mas ao mesmo tempo é uma das mais vilãs em questão de segurança no trabalho. As pessoas estão cada vez mais expostas a esse perigo invisível, incolor e inodoro. A eletricidade pode comprometer a vida das pessoas direta ou indiretamente afetando na saúde e segurança. O trabalho com eletricidade deve-se adotar medidas de segurança, por isso com o passar do tempo as normas que tratam sobre o assunto vêm se modificando e evoluindo, tornando os serviços com eletricidade mais seguros e ágeis. Em busca da segurança dos trabalhadores no ano de 1978 no Brasil, foram elaboradas as primeiras 28 NRs.

Com isso foi criada a Norma Regulamentadora de Nº 10, para conscientização dos riscos e cuidados a serem tomados em serviços com eletricidade. A NR-10 que foi criada em 1978, mais recentemente atualizada no ano 2004 pela Portaria 598/04 do Ministério do Trabalho e Emprego. Estabelece requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, em segurança em eletricidade. Este trabalho, portanto, tem como objetivo conscientizar aqueles que estudam Engenharia de Produção e que possuem interesse no tema sobre a segurança em eletricidade. A pesquisa possui objetivos específicos que são: identificar os riscos causados pela falta de segurança ao manusear eletricidade; verificar legislação existente; alertar sobre os perigos existentes. O presente trabalho tem o intuito de realizar um estudo comparativo da nova e antiga NR-10, com a finalidade de facilitar o entendimento e as principais modificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com