TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Por:   •  3/11/2021  •  Artigo  •  5.363 Palavras (22 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 22

A INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR[1]

Raiane Miranda dos Santos [2]

RESUMO

A Inclusão escolar é hoje uma realidade no Brasil. Fruto de leis e conquistas, a inclusão escolar está presente hoje em todas as modalidades da educação brasileira. Apesar de todo esse avanço, a educação inclusiva ainda não acontece da forma humanizada que deveria acontecer. Escolas sem condições favoráveis para receber essas crianças, professores sem conhecimento especifico na área da educação inclusiva e das diversas formas de deficiência e a família que ainda não compreende que toda criança independente da sua condição física ou mental tem direito de estar em uma sala de aula regular e ter uma educação digna como qualquer outra criança. Em meio a essas informações o objetivo geral deste trabalho foi o de realizar uma revisão de literatura sobre a grande importância da família no processo de inclusão escolar e destacar as principais barreiras que dificultam esse processo de inclusão. O TCC foi construido por meio da revisão de literatura, pesquisa essa realizada em diferentes referênciais téricos: livros, revistas, periodicos, etc.

Palavras chaves: Família; Escola; Criança; Aprendizagem.

ABSTRACT

School inclusion is now a reality in Brazil. Fruit of laws and achievements, school inclusion is present today in all forms of Brazilian education. Despite all this progress, inclusive education is still not happening in the humanized way that it should. Schools without favorable conditions to receive these children, teachers without specific knowledge in the area of ​​inclusive education and the various forms of disability and the family that still does not understand that every child, regardless of their physical or mental condition, has the right to be in a classroom regular and have a dignified education like any other child. Amidst this information, the general objective of this work was to carry out a literature review on the great importance of the family in the school inclusion process and highlight the main barriers that hinder this inclusion process. The TCC was built through a literature review, a research carried out in different theoretical references: books, magazines, periodicals, etc.

Keywords: Family; School; Kid; Learning

1 INTRODUÇÃO

        

No Brasil a educação pública gratuita, assim como a garantia da educação inclusiva foi fruto de um processo longo e árduo de lutas, batalhas mais também de grandes vitórias.

Esse processo teve inicio ainda nos anos de 1850, na fase do Brasil império e nesse longo processo direitos foram sendo garantidas as crianças com deficiência e necessidades especiais em nosso país.

Essa pesquisa busca inicialmente realizar a construção de um breve referencial destacando a construção do processo de inclusão escolar no Brasil.

E, em segundo lugar destacar através da visão de diferentes autores: a grande importância da família como forma de garantia dos direitos dessas crianças ao acesso ao ambiente escolar e de aprendizagem. Assim como destacar as principais barreiras que existem ainda no processo de inclusão escolar.

        A inclusão da pessoa com deficiência no convívio escolar é de fundamental importância para o desenvolvimento social e moral dessas crianças, assim como para seus familiares, por isso constitui em uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza.

Desta forma a Educação inclusiva só pode ser garantida se ao que está escrito nas leis forem de fato executadas na prática.

Assim, escola, professores e família têm todos o dever e a obrigação cada um de fazerem sua parte para garantir que essas crianças tenham seu direito de estudar executado.

O artigo ainda tem como objetivo destacar as principais dificuldades e barreiras que tem dificultado o processo de inclusão escolar nas escolas, mostrando o conflito que o atendimento no AEE – Atendimento Educacional Especializado causa com o atendimento no contra turno.

O artigo foi construido através da metodologia da revisão de literatura realizada em livros e sites da internet.

2. BREVE REVISÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL

No Brasil a Constituição Federal de 1988 garante “Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Mas quando se pensa em educação inclusiva apesar de a LDBEN de 1961 e a Constituição Federal de 1988 serem legislação que garantem o processo de inclusão escolar no Brasil, a verdade é que a história da educação inclusiva em nosso país começa bem antes de 1961.

No Brasil a primeira escola oficial para pessoas com deficiência foi criada no ano de 1857 pelo Imperador D. Pedro II, tratava-se do instituto: “Imperial Instituto de Surdos-Mudos”. Tratava-se de uma escola destinada ao ensino de crianças surdas e mudas. Segundo Moreira (2010):

A convite de Dom Pedro II, Ernest Huet, um professor surdo francês e sua esposa chegam ao Brasil, em 1854, com o objetivo de fundar uma escola para surdos. Em 26 de setembro de 1854 é fundado o INES, como hoje é conhecido, na cidade do Rio de Janeiro. Ele servia também como um asilo somente para meninos surdos de todo o Brasil (MOREIRA, 2010, p. 08).

        

        A Escola de Surdos-mudos de 1854 foi muito importante para a educação inclusiva no Brasil, isso por que ela serviu de base para que mais tarde fosse implantada a Língua de Sinais em nosso país.  Durante o período entre 1854 há 1930 poucos documentos registram a evolução da legislação para à educação inclusiva no Brasil.

Os anos de 1930 são marcados pela introdução do Serviço social no Brasil, no qual instituições filantrópicas passaram a atuar em nosso país, destacando que nesse período a maioria dos casos de alunos com deficiência era visto apenas como um problema de saúde e não da área educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com