TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia De Ler

Artigos Científicos: A Importancia De Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.747 Visualizações

Página 1 de 4

Credenciais do Autor

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no Recife, em 19 de setembro de 1921 e morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 02 de maio de 1997.

Ele foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Sua história de vida é marcada por três períodos, caracterizados por desiguais referências de espaço e tempo.

Resumo da Obra:

A obra é constituída por três artigos que se completam, é apresentada em uma palestra sobre a alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, onde o autor trás a temática da leitura, discutindo sua importância, como ela deve ser e de que forma ela se dar no processo da alfabetização. Dentro de um contexto crítico e analítico ele relata e discute sua experiência de alfabetização e pós-alfabetização de adultos na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Paulo Freire afirma que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e que todos traz consigo sua experiência de vida para compor esta leitura, mesmo a criança tem suas imaginações e suas afeições que também vai ajudar na composição dessa leitura. Em um discurso maravilhoso, ele relata aspectos de sua infância e de como ele chegou ao seu processo de alfabetização. Enfatiza a importância de se fazer uma leitura crítica, e que o gosto pela leitura se desenvolve na medida em que os conteúdos sejam de acordo com o interesse e necessidade do leitor.

Capítulo 01: A importância do ato de ler

“A decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do mundo particular, Não era algo que se estivesse dando superpostamente a ele. Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos.

meus pais,O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz.” (p.15).

“O analfabeto é capaz de sentir a caneta, de perceber a caneta e de dizer caneta”. Eu, porém, sou capaz de não apenas sentir a caneta, de perceber a caneta, de dizer caneta, mas também de escrever caneta e,

Consequentemente, de ler caneta. A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral.” (p.19)

Observa-se que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e que todos trazem consigo sua experiência de vida a criança tem suas imaginações e suas afeições que também auto se ajuda na própria alfabetização. Envolve muito o esforço do querer aprender.

Capítulo 02: Alfabetização de adultos e bibliotecas populares

“A questão da coerência entre a opção proclamada e a prática é uma das exigências que educadores críticos se fazem a si mesmos. É que sabem muito bem que não é o discurso o que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso.” (p.25)

“A forma como atua uma biblioteca popular, a constituição do seu acervo, as atividades que podem ser desenvolvidas no seu interior, e a partir dela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com