TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Ato De Ler

Casos: A Importância Do Ato De Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  7.715 Palavras (31 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 31

1 – RESUMO

Não gostar de ler, eis a questão. Como solucionar essa problemática? Sabe-se que em quase todas as escolas, tanto da rede particular quanto da rede pública de ensino, existem alunos que não gostam de ler, e esta situação cria um certo afastamento do indivíduo da realidade que o cerca, tornando-o passivo, inapto a interagir socialmente. Para nos inteirarmos sobre a questão, observamos muitas aulas de leitura e fizemos entrevistas com alunos e professores do Colégio Estadual Rosa Turisco de Araújo e também com professores do Colégio Particular Instituto de Educação “7” de Junho, além de pesquisarmos autores renomados que falam sobre o ato de ler e a construção do leitor. A parte teórica aborda os vários tipos de leitura e seus níveis; a importância da leitura para todas as pessoas e, especificamente para os estudantes; são apresentadas também algumas ações pedagógicas que podem contribuir para despertar o interesse pela leitura. No 2º capítulo relataremos algumas aulas e comentaremos os resultados das entrevistas. Finalmente, faremos o comentário final, tentando mostrar o porquê de muitos alunos não gostarem de ler.

2 – INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é fazer um estudo sério e sistemático sobre uma problemática que preocupa muitos professores do Ensino Médio, que é o desinteresse de alguns alunos pela leitura. Neste trabalho, pretendo demonstrar a importância da leitura para o aluno ingressante no Ensino Médio, bem como destacar os tipos de leitura e fornecer algumas sugestões para motivar os alunos para a leitura, contribuindo com os professores no processo de construção da leitura significativa através da elaboração de ações pedagógicas que estimulem o gosto pela leitura.

Neste trabalho propõe-se também um levantamento sobre os diversos níveis de leitura e a capacidade de interpretação em cada um dos níveis, mostrando como algumas escolas e professores trabalham a leitura e como os alunos a percebem.

Como participante da ação docente e como estudante universitária tenho percebido o desinteresse da maioria dos alunos pela leitura, muitas vezes prejudicados em relação à aprendizagem dos conteúdos, pelo simples fato de não quererem ler nem os enunciados das atividades propostas. Ciente de que o ato de ler é fundamental para a construção de conhecimento, resolvi tentar descobrir as razões que levam os alunos ao desinteresse pela leitura.

Os fatores que contribuem para o desinteresse dos alunos pela leitura são muitos e pretendo analisar pelo menos alguns que, no meu entendimento agravam o problema. A escola tem um papel fundamental e a postura do professor tem um peso maior, pois são pontos de referência para a construção de um modelo de leitor. A sociedade vê a escola como um centro de formação de pessoas, todas dotadas de capacidade para ler e interpretar o mundo com tudo o que nele existe.

Segundo FREIRE (1992), o ato de ler não se resume, simplesmente, na decodificação da palavra escrita, ele vai além, se antecipa e se alonga na inteligência do mundo comungando deste pensamento, e diante de tanto desinteresse por parte dos alunos e até mesmo por parte de alguns professores, propõe-se realizar uma pesquisa, na tentativa de encontrar algumas soluções para os problemas apontados.

“Ninguém ensina a ler, o aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desencadeie e se desenvolva na consciência com outros e com o mundo”. Martins (1994)

Cabe à escola e aos professores proporcionar aos alunos condições para que eles construam e desenvolvam o interesse pela leitura. A motivação é o caminho mais viável para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. Para encontrarmos as melhores formas de motivação precisa-se saber os motivos que levam alunos e professores ao desinteresse pela leitura. A partir daí teremos condições de sugerir formas para despertar o interesse pela leitura.

“Nossa incapacidade de decifrar um texto escrito não se deve à pobreza, mas a um erro sistêmico. Estamos ensinando sistematicamente errado”. (CASTRO. O Brasil lê mal)

Comumente os alunos se contentam com uma compreensão superficial do texto. Divulgam o que pensam do assunto sem refletir sobre o que realmente pode estar escondido nas entrelinhas. Esses e outros motivos nos levam a realizar um estudo mais profundo sobre o tema “A formação do leitor no Ensino Médio”.

“O hábito de leitura tende a formar pessoas abertas a intercâmbios, orientadas para o futuro, capazes de valorizar o planejamento e aceitar princípios é precisamente, o que permite um maior desenvolvimento social”. (CALLENDE E CONDEMARIN, 1987, p.18)

Segundo CASTRO (2002), os brasileiros lêem pouco, fazem apenas uma leitura, superficial do texto, não buscam se aprofundar no sentido mais profundo, não lêem as entrelinhas e não interpretam.

Isso não pode ser visto como uma surpresa diante da realidade das nossas escolas públicas, com muitos problemas em seu funcionamento básico. Esse problema não é só das escolas públicas, as escolas particulares também o vivenciam, apesar de contarem com uma melhor infra-estrutura.

O nível de leitura de nossas elites é, ao mesmo tempo, o resultado mais trágico e o que mais esperança traz. A proporção de brasileiros de elite capazes de compreensão perfeita dos textos escritos é muito pequena comparada com a taxa de outros países.

A nossa incapacidade de decifrar um texto escrito não se deve à pobreza, mas a um erro sistêmico. Se é assim, passar a ensinar certo deve trazer incontáveis benefícios para a educação e para a sociedade em geral.

Será o fator cultural do povo brasileiro o responsável pela a falta de leitura? A formação dos professores contribui para a má formação do hábito de ler dos alunos? Que estratégias pedagógicas podem ser utilizadas pelo professor na formação do leitor?

3 – A LEITURA, SEUS NÍVEIS, SUA IMPORTÂNCIA E METODOLOGIA DE ENSINO

3.1 – A LEITURA E SEUS NÍVEIS

O ato de ler inicia-se no momento do nascimento, pois em instantes o bebê está observando tudo que acontece ao seu redor. As cores que muito chamam a sua atenção, os ruídos, as cantigas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com