TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentários Sobre O Texto "A Importância Do Ato De Ler" Do Paulo Freire Comentários Sobre O Texto "A Importância Do Ato De Ler" Do Paulo Freire

Monografias: Comentários Sobre O Texto "A Importância Do Ato De Ler" Do Paulo Freire Comentários Sobre O Texto "A Importância Do Ato De Ler" Do Paulo Freire. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 2

2.1)“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

Não nos damos conta do quanto somos responsáveis pelo nosso conhecimento, porém muitos ainda acham que só começamos de fato a aprender quando entramos na escola; o que poucos sabem é que começamos a aprender muito antes disso, desde o momento que nascemos até nosso primeiro dia na escola já são muitos conhecimentos adquiridos. Nosso grande problema é o analfabetismo funcional, pois aqueles que sabem ler e escrever já não são mais considerados analfabetos.

“A decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do mundo particular”

Primeiramente temos que aprender a “ler” nós mesmo, somente assim conseguiremos ter uma leitura plena de mundo; onde a importância da alfabetização venha com o intuito de relatar a história de um determinado indivíduo.

2.2) “É como se eu estivesse fazendo a “arqueologia” de minha compreensão do complexo ato de ler, ao longo de minha experiência existencial”

Os educadores não devem ensinar somente o escrever e o ler, mas sim deixar a mente do alfabetizando livre para criar, para que assim ele consiga desenvolver seu modo de interpretação, no texto Paulo Freire usa o exemplo da caneta.

“De alguma maneira, porém, podemos ir mais longe, e dizer que a leitura da palavra não é apenas precedida da leitura do mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, de transformá-lo através de nossa prática consciente” .

Tudo está voltado para a nossa compreensão crítica, no caso das crianças e dos adolescentes, nada melhor do que as histórias a serem criadas ou recriadas para o desenvolvimento da interpretação.

3.3) O que vocês compreenderam sobre “lugar epistêmico”. Qual sua importância?

De extrema importância. É o lugar das “regras” do pensar, onde o educador deve ajudar o aluno a interpretar o conhecimento trabalhado. É papel também do educador inovar nas metodologias de ensino para que assim os alunos consigam acompanhar a linha de raciocínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com