TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Leitura No Ensino Superioe

Artigos Científicos: A Importância Da Leitura No Ensino Superioe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

LEITURA: HABILIDADE ESSENCIAL NO ENSINO SUPERIOR

Jôsy Roquete Franco

Nelson Vieira da Silva

Acesso: 15 jun. 2012 Disponível em: http://www.atenas.edu.br/Faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202010/14%20HABILIDADE%20ESSENCIAL%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A leitura é uma habilidade fundamental, importante e vital para o desenvolvimento de qualquer ser humano tanto no cenário profissional quanto no cenário pessoal. Na concepção de Silva e Zilbermam (1998): “A leitura é como um meio de aproximação entre os indivíduos e a produção cultural, podendo significar a possibilidade concreta de acesso ao conhecimento e intensificar o poder de crítica por parte do público leitor, e assim expressar os anseios da sociedade”.

Em qualquer lugar, a cada instante surgem várias situações que requerem o uso da habilidade de leitura. No mundo moderno e globalizado, inúmeras tarefas dependem dela, desde ler uma placa na rua, até ler uma bula de remédio corretamente. A leitura está presente no cotidiano das pessoas.

Ler é uma habilidade inquestionável que faz parte de toda a nossa história, contudo, por mais comum que possa parecer, a realização de uma leitura não é uma atividade tão simples. Em um contexto mais abrangente, ler significa, fundamentalmente, compreender o que foi lido, mas não basta apenas decodificar, é preciso que o leitor atribua significado à leitura, tornando um leitor proficiente agregado de habilidades tais como a criatividade, a motivação, o desenvolvimento e a criticidade.

Luckesi, et al (2000) diz que “A leitura é um processo que se faz dinamicamente na prática do leitor, ou seja, processa simultaneamente a decodificação mecânica de símbolos gráficos, entende a mensagem, posicionando-se criticamente sob ela.” Autores de grande renome como Pedro Demo e Luiz Carlos Cagliari entre outros discutem a importância do estudo da leitura em sala de aula, apresentando alternativas para o cenário da educação, debates sobre a importância da leitura no processo de ensino aprendizagem.

A leitura atualmente no universo da instituição universitária, tem sido foco de estudo realizado por docentes e pesquisadores. Esses estudos destacam a sua importância como um dos caminhos e estratégias que levam o aluno ao acesso e à produção do conhecimento, dando ênfase a leitura crítica, como forma de recuperar todas as informações acumuladas historicamente e de utilizá-las de forma eficiente e produtiva.

Contudo, os estudos sobre o tema leitura apresentam diagnósticos que nos angustiam, como alunos que ingressam no mundo universitário apresentando imensas dificuldades em relação à leitura, não conseguem compreender os textos solicitados pelos docentes e que são importantes para uma boa base na formação acadêmica.

Pesquisadores como Negrão (2004) e Oliveira (2009) dizem que “a leitura na universidade deveria ser uma prática assídua e constante a todos que ingressassem, porque somente pela leitura as atividades acadêmicas serão desenvolvidas”. A partir destas práticas é possível a produção científica.

Essa dificuldade se deve, principalmente, à ausência de tradição no ensino do País, faltando práticas docentes que conduzam à formação de um leitor proficiente. Assim, a dificuldade existe, e não adianta atribuir a culpa aos professores do Ensino Básico, ignorar, não dando importância ao fato, pois prosseguir com a aula acreditando que se está ensinando e o aluno aprendendo é um grande erro. É preciso oferecer oportunidades e caminhos para que o discente possa sanar suas deficiências, e isso depende do incentivo do docente, pois não acontecerá por acaso, em um piscar de olhos.

Segundo Garrido (1988)

“[...] para se ter uma educação de qualidade a responsabilidade no desenvolvimento da leitura é de extrema importância, mas a realidade do cenário universitário nos apresenta uma grande quantidade de alunos que saem do ensino fundamental e médio sem essa habilidade concretizada de uma forma positiva. (GARRIDO, 1988, p.4)

Os discentes ingressam no ensino superior com sérias deficiências no comportamento de leitura, assim há importância do bom planejamento do ensino da leitura que quando bem estruturado, proporciona ao indivíduo uma habilidade que é primordial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com