TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino explícito de estratégias de leitura

Tese: Ensino explícito de estratégias de leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 17

1. Ensino explícito de estratégias de leitura

É importante que os alunos tenham consciência de que mesmo os leitores fluentes encontramos obstáculos no ato de ler, que ultrapassam utilizando determinados procedimentos, como o abrandamento da velocidade de leitura, o reforço da atenção e a utilização de estratégias específicas, como identificação da estrutura textual, ativação de pré-conhecimentos, utilizaçãode sublinhados e esquemas, revisão, sumarização, ativação da auto interrogação, etc. Contudo, não basta descrever estes processos. Na verdade, é necessário mostrar aos alunos como as estratégias funcionam, para que servem e quando devem ser usadas. O professor, enquantomodelo de leitor, poderá demonstrar, por exemplo enquanto lê em voz alta, como mobiliza estesrecursos e explicar os seus ganhos para o processo de compreensão textual.

Explicitar o propósito de leitura É fundamental que o educador explicite, para cada caso, o fim da leitura

, nem que este seja ler pelo prazer de ler. Guiados, os alunos terão muito mais hipóteses de serem bem sucedidos nas suas tarefas e podem adaptar os seus procedimentos às finalidades pretendidas, variando, por exemplo, a velocidade de leitura, através de técnicas como as que se seguem.

skimming: consiste numa técnica de leitura rápida em busca da ideia geral. Permite, por exemplo, perceber se determinado texto nos interessa e se vale a pena ou não continuar a lê-lo. Indicam-se algumas sugestões de trabalho:

Ler o título, ante título, subtítulo, para descobrir o assunto tratado no texto.

Olhar para outras pistas de leitura, como imagens, disposição dos espaços, etc.

Ler as primeiras e últimas palavras da frase.

Deixar os olhos passarem pelo texto, retendo palavras-chave.

Pensar sobre o sentido do texto.

O scanning

– técnica de leitura rápida utilizada quando se lê em busca de informação específica no texto, como procurar uma palavra no dicionário, ver um artigo num catálogo, procurar um n.º de telefone na agenda, etc. Para isso, devem procurar-se ideias-chave, dando especial atenção aos organizadores textuais, como números, cores, sublinhados, etc. Eis algumas dicas de trabalho:

Não parar em cada palavra para perceber o seu significado, mas percorrer o texto em busca da informação procurada.

Reconhecer pistas de leitura, nos elementos para textuais, na estruturado texto, etc.

Treinar esta técnica de leitura, através do uso do dicionário, da procura de contato na lista telefónica, da pesquisa nas páginas da Internet de uma informação específica, etc.

2.Desenvolver estratégias de leitura nas diferentes disciplinas do currículo.

Ensinar a ler não deve ser unicamente um objetivo do professor de Português. Os alunos com dificuldades de leitura necessitam, acima de tudo, de oportunidades para negociar textos reais para finalidades reais. As diferentes disciplinas oferecem uma excelente oportunidade para os jovens contatarem com textos de diferentes tipologias e sobre diferentes assuntos. Os alunos podem assim ser desafiados a ler como os matemáticos, os cientistas, os historiadores, etc., munindo-se de um novo instrumental de aprendizagem e aprendendo a ler para informação e estudo, aumentando também o seu conhecimento sobre as áreas curriculares. Por seu lado, o professor de Língua Materna pode usar textos de outras áreas disciplinares, para ensinar diferentes estratégias de leitura.

Motivação e Autodetecção da Aprendizagem

A própria autoimagem do aluno enquanto leitor influencia a quantidade e a qualidade da leitura. Geralmente, à medida que os estudantes progridem na escola, a sua percepção de competência de leitura e escrita declina, acabando por influenciar o seu desempenho acadêmico ciência provou também que as emoções organizam as redes neuronais necessárias para pensar, ativar conhecimentos prévios, compreender, recordar. Se a experiência de leitura for marcada pelo medo, pela ansiedade, o aluno terá mais barreiras para ultrapassar e para

Ser bem sucedido. E é por isso que essencialmente desenvolver nos alunos o prazer da leitura e a auto confiança e motivação.

Relacionar a leitura com a vida

É certo que o primeiro caminho para acender a leitura nos jovens é mostrar-lhes como ela ilumina a nossa própria vida. Como disse Roland Barthes,

Não restam dúvidas de que é isto a leitura: reescrever o texto da obra dentro do texto de nossas vidas.

O professor deverá, por isso, dar uma oportunidade ao aluno para escolher os livros quemais lhe interessam e proporcionar momentos em que o jovem leitor se possa questionar

oque é que esta personagem ou determinada situação tem ou não a ver comigo?

atualizando reescrevendo o texto a partir das suas próprias vivências. Deverá ainda fornecer informação que desperte a curiosidade para o tema: textos da comunicação social, crónicas ,etc.

Para além de liberdade de escolha de textos e de assuntos do seu interesse, o aluno necessita também de suportes reguladores, que apoiem e dê em sentido às suas tarefas. O contrato de leitura, previsto nos programas de Língua Portuguesa, é um excelente instrumento de trabalho que permite não só a livre seleção do aluno relativamente às obras para ler, como também o compromete com a realização da tarefa, estabelecendo os seus direitos e deveres no processo.O acompanhamento do aluno, permitindo e apoiando as suas escolhas, contribui para o seu crescimento enquanto leitor, ajudando-o a auto regular o seu percurso, em direção à autonomia.

Ler para adolescentes

Uma das melhores soluções para promover o gosto de ler passa por mostrar aos jovens asvantagens que obterá com o domínio progressivo das técnicas de leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com