TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Latim Em Nossa Lingua

Trabalho Escolar: A Importância Do Latim Em Nossa Lingua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O estudo do Latim não é importante apenas para eruditos, ela é a matriz da nossa identidade. Conhecer o Latim e a cultura greco-romana faz-se necessário para conhecermos quem somos, nossa origem e culturas primárias. Para o correto conhecimento do português é imprescindível este estudo, além de auxiliar no aprendizado de outras línguas, o estudo do latim desenvolve a capacidade de análise e raciocínio, ensina a escrever corretamente nossa língua, amplia o vocabulário e facilita a compreensão de textos na língua materna.

Em países como a Alemanha, onde o estudo do latim diminuiu há alguns anos, após estudos recentes vem tomando força novamente, tamanho o reconhecimento de seu valor no desenvolvimento intelectual de jovens em formação.

Desenvolvimento

O português teve influência direta do latim. Dos termos do latim vulgar ao português contemporâneo, o idioma percorreu um caminho longo que teve início com o processo de fragmentação linguística do império romano, contribuindo para a formação de muitas línguas românticas como o português, o italiano, o romeno e o francês. A formação da língua portuguesa está ligada com a implantação do latim na Península Ibérica. Já no século V temos o inicio do romanço até o século IX, quando aparecem múltiplas línguas desses falares intermédio.

Quando houve a invasão da Península Ibérica, os cristão da região tentaram expulsar os muçulmanos restituindo o domínio do local. Mas este processo durou todo o período da Idade Média e se dividiu em três fases. Na primeira os muçulmanos se estabeleceram na península e eram submetidos ao Califado de Damasco. Na segunda fase, o emirado islâmico tornou-se independente. E na terceira fase, os cristãos intensificaram o processo de reconquista, desestruturando o emirado e novos reinos cristãos surgiram.

Após oitocentos anos de tentativas de reconquista, o processo somente foi completado no início da chamada Idade Moderna quando os reis católicos, Fernando e Isabel, expulsaram definitivamente os muçulmanos, surgiu na Península Ibérica o Estado de Portugal e os reinos de Castela, Leão, Navarra e Aragão, os quais viriam a se tornar o Estado da Espanha, encerrando o período de dominação dos árabes, tendo papel importante para consolidar a formação de Portugal como estado monárquico.

No decorrer da historia do latim verificamos grande necessidade em estudar a importância do latim. Visto que o latim abrange impecavelmente a estrutura de nossa língua e de outras línguas. Com isso pretende-se colaborar intensamente com a ciência no mundo moderno, ressaltando o perfil de língua latina no contexto histórico e educativo.

Diversas vezes as palavras escritas em latim aparecem em emblemas ou símbolos de instituições. Os lemas de muitas universidades são escritos em latim. Escolas de cunho religioso costumam apresentar o latim, razão pela qual, o latim foi usado pela igreja católica romana até o inicio do século XX. Provavelmente sirva para explicar todas as passagens bíblicas que estão escritas em latim. A área publicitária também tem explorando fortemente a língua latina.

Podemos observar que utilizamos o latim em nosso cotidiano, sem percebermos, em diversas relações comunicativas. Não somente quem utiliza o português, mas todos os que falam línguas oriundas do latim.

O estudo do latim associado ao estudo da vida social em Roma nos faz vislumbrar quanta coisa mudou e quanta coisa ainda continua como era, muitas vezes apenas com os nomes trocados. Isto porque herdamos muito do Império Romano ao longo desses vinte e sete séculos de uso do latim escrito.

Então, por que não estudar o latim? De língua morta o latim não tem nada. Vejamos quantas expressões usamos em Direito. Todos estão habituados a ouvir falar do habeas corpus, do alibi,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com