TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Infância Roubada

Por:   •  20/11/2017  •  Bibliografia  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  5.727 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

          1 – INTRODUÇÃO

          2 – ENREDO

2 – DESENVOLVIMENTO

          3.1 – PERSONAGENS

          3.2 – TEMPO

          3.3 – ESPAÇO

          3.4 – NARRADOR

          4 – TEMÁTICA

          5 – CONCLUSÃO

          6 – BIOGRAFIA

          7 - BIBLIOGRAFIA

1 - INTRODUÇÃO

A análise da história infância roubada tem como objetivo mostrar as pessoas que existe a exploração do trabalho infantil em todo o país. Mostra a dura realidade da criança que trabalha desde pequena, ajudando os seus pais. São até arrimo de família se não trabalham, não se alimentam e nem compram roupas. Muitas crianças que trabalham não têm tempo para estudar. As personagens dessa história são fictícias, mas,  infelizmente o que acontece com elas é a realidade no Brasil e em outros países.

2 -  ENREDO

Edi e Eli eram dois irmãos trabalhavam na “panha" de laranja para ganhar o seu alimento. Eles  acordavam cedo para trabalhar. O sonho dos Irmãos  era ir para escola. Os irmãos pegavam o ônibus e ia para “panha”. Quando chegaram lá tinham que recolher as laranjas e encher os caixotes até o fim do dia. Eli e Edi foram para “panha”  e lá chegaram Vado e Marilda, mais duas crianças que vão trabalhar e não podiam estudar porque moravam com a avó que não podia trabalhar.

Tonhão era o inspetor da “panha”, ele pagava os trabalhadores.

Os amigos gostariam de ir para escola porque tinham um amigo que sabia como trabalhar e estudar. Começaram a andar até a casa da professora Joana, não conseguiram porque Tonhão não deixava.

Um dia estava na “panha” quando Tonhão avisou que tinha fios de energia nos laranjais, e ouviram um barulho, era Juca levando um choque .

O pai e  mãe de Edi e Eli tomaram uma decisão, de levar os seus filhos para a escola, e foram até a casa da professora Joana, e a professora levou as crianças para a escola.  

3 – DESENVOLVIMENTO

3.1 – PERSONAGENS

- Eli, Edi, Vado, Marilda, pai, mãe, Joana, Tonhão, Adônis, Juca .

3.1.1 - PROTAGONISTA -  Eli, Edi, Vado e Marilda, herói e recebe o primeiro plano da narrativa .                                

3.1.2 - ANTAGONISTA – O trabalho infantil que se apóia  nos protagonistas e quer derrotá-los, é o vilão da história .

3.1.3 - SECUNDÁRIO - Pai, mãe, avó, Adônis, Juca não tem participação na história.

3.2 – TEMPO:

 - Cronológico,  pois a história segue uma ordem natural dos fatos,               Era domingo, Marilda chamou Edi para conhecer a avó e brincar.

3.3 – ESPAÇO:

3.3.1 - AMBIENTE - Nos laranjas, na casa, no campo, na cidade de Boa Esperança.

3.3.2 - CLIMA - De calor, de trabalho, de tristeza .

3.4 -  NARRADOR:

 – Onisciente, primeira pessoa, não faz parte da história .

4 – TEMATICA

 A exploração do trabalho infantil – A exploração do trabalho infantil não é certo porque quem tem de trabalhar são os adultos e não as crianças  porque lugar de criança é na escola.

 A importância da escola na vida - A importância da escola é fundamental para todos,  para ter uma profissão  para aprender as coisas da vida.

                           

5 - CONCLUSÃO

               

 Na história infância roubada, eu conclui que as crianças não podiam estudar porque tinham que trabalhar para ganhar sua comida,pois tinham que ajudar os pais no trabalho.E tinham de trabalhar o dia inteiro  e quando chegavam em casa estavam cansados e não tinham disposição para o estudo e acabavam abandonando a escola.        

     

                                          6 - BIOGRAFIA

6.1 - Telma Guimarães nasceu em Marília, São Paulo mas reside em Campinas. É licenciada em letras Vernáculas e Inglês pela UNESP. Lecionou inglês em Campinas - SP, até 1995. Foi cronista do jornal correio popular e também assessora cultural na delegacia regional de cultura de Campinas.

Seus primeiros livros infantis saíram em agosto de 1988. Em 1989, recebeu da APCA o titulo de “melhor autora em literatura infantil”, com o livro “bitu fadolento”, lançado pela Editora Loyola.

Já publicou mais de 70 títulos, entre infantis e juvenis, em português e em inglês, por várias editoras.

Atualmente dedica-se somente aos livros, participando de sessões de autógrafos pelo País e de oficinas para professores de português e inglês do ensino fundamental para alunos.

6.2 - Júlio Emílio Brás é mineiro da cidadezinha de Manhumirim, mas aos cinco anos foi para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar.

Tornou-se profissional como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos em revistas de terror. Até hoje tem histórias em quadrinhos publicadas em varias editoras, no Brasil e em Portugal, Bélgica, França, Holanda, Cuba e EUA.

Em 1988, publicou seu primeiro livro infanto-juvenil: “saguairu”, pela Atual Editora, que lhe deu o premio Jabuti de autor revelação no ano seguinte. Até hoje, tem quase uma centena de livros publicados por diversas editoras. Em 1997, ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do seu livro criança na escuridão (Kinder in Dunkeln); e, o mesmo livro, o Blue Cobra Award, no Swiss Institute for Children’s Book.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com