TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Brasileira

Por:   •  19/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Literatura brasileira

A partir da segunda metade do século XX, o mundo passou por grande transformação política, social e econômica, uma vez que acabara de findar a segunda grande guerra.

No Brasil também houve grandes mudanças, especialmente porque foi na segunda metade do século XX que se operou a ditadura, marcada na literatura e na música pelo movimento Poema-Processo e da Poesia Marginal, a serem vistas adiante.

Como consequência lógica, uma vez que as artes acompanham a história, houve mudança nas tendências literárias, rompendo com os valores tradicionais.

Fazendo um paralelo, mas na contramão do que ocorria no Brasil na mesma época, Portugal encerrava seu período de ditadura, após 48 anos de regime fascista, bem como houve sua incorporação, pouco tempo depois, à comunidade econômica europeia.

Desta forma, a literatura tendo como pano de fundo o momento histórico antes exposto passou a ter as seguintes características: mistura de tendências estéticas; união da arte erudita a arte popular; poesia intimista, visual e marginal, intertextualidade e metalinguagem.

Nesse diapasão podemos enumerar e caracterizar os movimentos que foram se desencadeando de acordo com o momento histórico, tais como o Concretismo, o Neoconcretismo, Poema-processo, poesia-próxis, poesia marginal, poesia informal e tropicalismo.

Concretismo: Esse movimento surgiu na Europa em meados do século XX e chegou ao Brasil por volta de 1950.

Tal movimento buscava materializar por meio de formas geométricas, especialmente cúbicas, e cores artificiais os conceitos intelectuais, se utilizando de uma sintaxe visual em detrimento da discursiva.

No Brasil, destacam-se como concretistas os irmãos Campos, Augusto e Haroldo, e Décio Pignatari.

Neoconcretismo: Surgiu no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, na mesma época em que o Concretismo aqui chegava e em oposição a este.

Ao contrário do concretismo, o neoconcretismo tinha como característica uma maior subjetividade e expressividade artística.

Seus precursores foram Ferreira Gullar, poeta maranhense, e Lygia Clark.

Poema-Práxis: Surgiu em 1962, sob a perspectiva do poeta Mário Chamie.

Este movimento criticava o academicismo dos concretistas e sugeria uma atitude que abusasse mais da criatividade.

Poesia-Processo: Tal movimento se destaca pelo período político em que se passava no Brasil, qual seja, a Ditadura Militar. Iniciou-se em duas capitais ao mesmo tempo: Rio de Janeiro e Natal.

Como principais características esse movimento possuía uma linguagem não verbal e o espírito revolucionário e inovador compatível com o momento histórico.

Dentre os poetas fundadores pode-se destacar o poeta carioca Wlademir Dias Pino.

Poesia Marginal: Na mesma linha do movimento Poesia-Processo, surgiu durante o período totalitário, mais precisamente na década de 70.

Tal movimento buscou divulgar a cultura brasileira que foi reprimida pela ditadura militar brasileira. Uma curiosidade desse movimento foi a forma de divulgação que os artista se utilizavam que era por meio de folhetos mimeografados.

Um dos principais representantes do movimento foi Antônio Carlos Ferreira de Brito.

Tropicalismo: Movimento que também se iniciou na época da ditatura, momento em que o Brasil passava por censura, greve e movimentos estudantis. Justamente neste cenário combinado com o declínio da bossa nova que surgiu a MPB, movimento em que um conjunto de artistas se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com