TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MACONHA

Ensaios: A MACONHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA ESTRUTURALISTA

Segundo MATOS e PIRES (2006) a Teoria Estruturalista parte da análise e limitações do modelo burocrático e declínio da teoria das relações humanas, de quem na verdade aproxima-se conceitualmente. Inaugura um sistema aberto das organizações. Avança em relação às demais teorias ao reconhecer a existência do conflito nas organizações, assumindo que este é inerente aos grupos e às relações de produção.

A teoria Estruturalista se aplica na unidade de saúde uma vez que esta tem como centro o Homem Organizacional, papel que se aplica ao enfermeiro da unidade, este vai então organizar todo o esquema da unidade de forma flexível, agradando a todos os profissionais e buscando atender as necessidades dos usuários, mantendo um fluxo estável de trabalho. Como diz ALGUEM (0000) o homem organizacional é aquele que desempenha papéis em diferentes organizações. Este homem tem por características a flexibilidade, a tolerância às frustrações, capacidade de adiar a necessidade de recompensas e o permanente desejo de realização.

Na unidade de saúde é inevitável o conflito, principalmente entre os diferentes funcionários que ali trabalham, o administrador da unidade deve trabalhar isso de forma positiva expondo as necessidades dos integrantes da unidade, acrescentando então o que cada um tem a oferecer para melhorar não apenas o convívio, mas, a dinâmica do serviço ofertado. Na unidade visitada, há um cooperativismo entre os profissionais, demonstrando assim como os problemas de convívio já foram trabalhados e como obtiveram resultados satisfatórios neste quesito.

• Conflitos vistos como inevitáveis – Na visão dos estruturalistas não existe harmonia entre os interesses dos patrões e empregados e nem essa harmonia deve ser preservada pela administração. Para eles, os conflitos, por mais que não sejam desejáveis, são elementos geradores de mudanças e do desenvolvimento das organizações, e por isso, devem ser considerados.

Como visto na unidade os profissionais que ali trabalham recebem incentivos financeiros e elogios pessoais quando alcançam metas já estipuladas, isto tem por finalidade melhorar o serviço e estimular a participação destes junto à comunidade de forma mais atuante e colaborativa.

• Utilização de incentivos e recompensas mistos – os estruturalistas não deram apenas ênfase aos incentivos monetários, como os clássicos, ou apenas aos incentivos e recompensas psicológicas, como os neoclássicos. Para eles ambos os incentivos e recompensas, monetária e psicológica, deveriam ser considerados, pois o homem organizacional busca tanto a estabilidade econômica, quanto a sua realização pessoal.

APLICAÇÃO EM ENFERMAGEM

A teoria Estruturalista se aplica na unidade de saúde uma vez que esta tem como centro o Homem Organizacional, papel que se aplica ao enfermeiro da unidade, este vai então organizar todo o esquema da unidade de forma flexível, agradando a todos os profissionais e buscando atender as necessidades dos usuários, mantendo um fluxo estável de trabalho.

Na unidade de saúde é inevitável o conflito, principalmente entre os diferentes funcionários que ali trabalham, o administrador da unidade deve trabalhar isso de forma positiva expondo as necessidades dos integrantes da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com