TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metamorfose do Espaço Habitado

Por:   •  8/7/2019  •  Bibliografia  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Milton Santos (1926-2001) se formou em direito em 1948 e fez seu doutorado em geografia em 1958. foi um geógrafo brasileiro considerado por muitos como o maior pensador da geografia no Brasil e um dos maiores do mundo.destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

Após o golpe militar (1964), ele se torna conhecido internacionalmente, devido suas pesquisas relacionadas à política brasileira. Foi convidado a dar palestras em varias universidades em vários países, onde aproveitou as riquíssimas bibliotecas para estudar sobre a economia urbana dos países emergentes. No ano 1990, se destacou por seus trabalhos sobre globalização. No ano de 1997, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo, e também, o título de Doutor Honoris Causa em doze universidades brasileiras e sete universidades estrangeiras. E no ano de 2006 foi agraciado postumamente com o Prêmio Anísio Teixeira.

A obra “Metamorfose do Espaço Habitado” é considerada uma continuação da obra “Por uma nova geografia”.

A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo. Em seu livro “Por uma Geografia Nova”, em linhas gerais, o autor criticou a corrente de pensamento Nova Geografia, marcada pela predominância do pensamento neopositivista e da utilização de técnicas estatísticas.

Milton foi um grande profissional brasileiro, negro, de família humilde, inspirou e ainda inspira muita gente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com