TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA NA DITADURA E COMO ELA INFLUENCIOU A SOCIEDADE

Por:   •  28/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.784 Palavras (16 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 16

ETEC DR. EMÍLIO HERNANDEZ AGUILAR

 

 

AMANDA ISABELLY DA SILVA MACHADO

GIOVANA MARIA GAITÁN ROSON

VERÔNICA DE ARAUJO FREIRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A MÚSICA NO PERÍODO DA DITADURA NO BRASIL E COMO ELA INFLUENCIOU A SOCIEDADE DA ÉPOCA.

Iniciação Científica

 

 

 

 

 

 

Franco da Rocha - SP

2018

 

A MÚSICA NO PERÍODO DA DITADURA NO BRASIL E COMO ELA INFLUENCIOU A SOCIEDADE DA ÉPOCA

Iniciação Científica

 

 

                  Relatório final, apresentado à ETEC

 Dr. Emílio Hernandez Aguilar.

 

 

 

Franco da Rocha, ____ de ___ de _____.

 

 

 

BANCA EXAMINADORA

 

 

 

 

________________________________________

Prof. Brunna D’Luise Turato Lotti Alves

Afiliações

 

 

 

 

 

 

  1. Objetivo

Apresentar uma introdução sobre a história da música brasileira no período da ditadura, ao analisar as mudanças que houveram ao longo desta época e observar o modo como ela atingiu a sociedade. Além disso, neste trabalho, procuramos abordar como a música foi influenciada pelo meio em que estava inserida na ditadura e como a censura afetou a composição da mesma.

      2.  Introdução

No Brasil, a música, a imprensa, o teatro, a arte e outras áreas sofreram fortes repressões durante a ditadura militar, principalmente depois de ser instituído o  Ato Institucional nº5 conhecido como AI-5 no ano de 1968 e prevaleceu até o ano de 1978[1], autorizado pelo então presidente Costa e Silva, que cancelava todos direitos, leis e meios da constituição de 1967 que pudessem ser usados pela oposição. [2]

Apesar destas condições adversas, o país sofreu uma grande ascensão cultural e também econômica, onde conquistou o “milagre econômico” entre 1968 e 1973, o que ocasionava a cumplicidade de uma parte da população, frente às censuras.

A área artística e literária recebeu destaque pois as letras eram usadas como uma forma de protesto, davam voz ao povo e a insatisfação pela situação vivida. Na poesia mantiveram-se temáticas sociais, na prosa a preferência por crônicas e contos, e o teatro volta-se para um questionamento da realidade vivida.

Muitos artistas eram ameaçados, exilados e suas  letras de músicas e obras artísticas originais mudadas, censuradas. Com inspiração no modelo norte americano de 1939, o Conselho Superior de Censura fazia tribunais de censura para julgar órgãos de comunicação que fossem contra as regras e fechava-os imediatamente. Os oficiais do Exército acompanhavam de perto tudo que iria ser publicado, até mesmo alterando notícias, músicas com a intenção de garantir uma imagem de prosperidade e estabilidade política.[3]

 Além disso, havia uma tentativa de impedir que fossem propagadas obras que questionassem e/ou fizessem questionar o governo, e a população acabara sendo ludibriada através desta estratégia militar que procurava muitos meios para que o regime continuasse.

Partindo desta explicação/explanação, este trabalho levanta os seguintes problemas: Como eram as censuras destas obras? Quais eram suas críticas perante o governo? Qual foi o impacto disso para a sociedade e arte brasileira até os dias atuais?

E com base nestes questionamentos, este trabalho busca mostrar como a música brasileira contribuiu para explicar a história do país.

      3.  Métodos

A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário online sobre o tema abordado no trabalho, onde as perguntas foram aplicadas para pessoas de diferentes faixas etárias.

Tendo por objetivo saber se aquele que viveu no período da ditadura passou por algum tipo de repressão, se aquele que não passou por tal período estudou sobre ele e sobre a censura, se ambos tinham conhecimento sobre o Conselho Superior de Censura, se o entrevistado conhecia algumas músicas e alguns artistas citados no questionário e qual sua opinião sobre a influência que a música exerceu na sociedade daquele período.

      4.  Desenvolvimento

A pesquisa foi iniciada no dia 16 de setembro de 2018, e a primeira pergunta foi feita para termos conhecimento sobre a idade das pessoas entrevistadas e estabelecermos uma relação entre a faixa etária e as respostas dadas.

No total foram feitas perguntas à 75 pessoas e como pode-se observar no gráfico 1, a maior parte das respostas foram dadas por jovens adolescentes e adultos, havendo somente uma pequena parcela de respostas dadas por pessoas com mais de 40 anos.

[pic 1]

[pic 2]

Destas 75 pessoas entrevistadas, somente 6 viveram no período da ditadura militar no Brasil, onde 3 dessas passaram por algum tipo de repressão, como mostra o gráfico 2. Este resultado, se deu principalmente, por 89% das pessoas entrevistadas terem menos de 34 anos, e consequentemente, não teriam como ter vivido nessa época. Será explicado a seguir um pouco sobre a ditadura e sobre alguns governos, dando mais foco no AI-5 e no que ele resultou.

O regime militar no Brasil começou no ano de 1964, quando os militares tiraram o até então presidente João Goulart de seu cargo, usando a escusa de que ele poderia tornar o país comunista por causa de suas propostas e de sua ideologia, algo considerado um absurdo pela maior parte da população, pelos governantes conservadores e também pelos Estados Unidos que adotaram uma política extremamente anticomunista (na época, também acontecia a Guerra Fria).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (369.4 Kb)   docx (513 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com