TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da sociedade da informação influencia ou influenciou

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Através de pesquisa descreva em que e como o surgimento da sociedade da informação influencia ou influenciou na sua área de estudo (ex. veterinária, administração, gestão ambiental etc) em relação aos softwares, hardware e tecnologia da informação empregada. Na construção do texto, utilize exemplos e fatos retirados da pesquisa sem fazer uma cópia direta do conteúdo, com sua respectiva citação e no fim do trabalho coloque toda a fonte de pesquisa. (4,0 pontos)



    a. Defina sua área de estudo nesta universidade;

A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

curso superior de Administração forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado.

[http://www.significados.com.br/administracao/]


b. Conceitue a sociedade da informação;

A sociedade da informação pode ser vista como uma organização geopolítica dada a partir da terceira revolução industrial, com impacto direto no uso da informação e das tecnologias da informação e comunicação (TICs).  O termo surge como uma mudança de paradigma técno-social presente na sociedade pós-industrial, visando o uso da informação como moeda para a sociedade em constituição naquele momento. No Brasil ganhou peso a partir da publicação do Programa Sociedade da Informação no Brasil – Livro Verde, em setembro de 2000, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, sendo marcada pela falta de debate na construção do documento mestre.

[Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Angela Grossi Carvalho; http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/1782]


c. Relacione sua área de atuação na universidade com o surgimento da sociedade da informação como descrito no corpo da questão.

d. Apresente as fontes de pesquisa completas. Observe que blogs ou sites de busca não são considerados fontes de pesquisa.





2) Faça um pequeno texto apresentando uma visão crítica do surgimento das empresas Microsoft e Apple. Este texto deve ser pautado em uma pesquisa em artigos apresentados sobre o tema na internet e não deve caracterizar cópia do material. (3,0 pontos)

a. Não é histórico ou relado de fatos, deve ser um texto que apresente a sua visão dos fatos ocorridos, quanto a:

i. Ética nas empresas;


ii. Importância dada aos computadores e softwares;

b. Relacione o ocorrido no surgimento, com o que as empresas de softwares vivem no mercado atual, tanto as duas citadas como outras grandes que surgiram neste mercado.

c. Apresente as fontes de pesquisa completas. Observe que blogs ou sites de busca não são considerados fontes de pesquisa.


3) Os softwares podem ser classificados segundo diversas categorias entre elas estão os softwares livres e proprietários, conforme apresentado no material didático. (3,0 pontos)


a. Conceitue software livre.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

[http://www.softwarelivre.gov.br/tire-suas-duvidas/o-que-e-software-livre/?searchterm=o%20que%20%C3%A9%20software%20livre]


b. Conceitue software proprietário.

O Software proprietário é aquele em que um usuário tem possibilidades limitadas para usar, modificar ou redistribuí-lo e muitas vezes a sua licença tem um custo. É chamado de software proprietário, não livre, privado ou privativo ao tipo de programas informáticos na qual o usuário não pode acessar o código fonte ou ter acesso restrito e, portanto, está limitado em suas possibilidades de uso, modificação e redistribuição.

[http://queconceito.com.br/software-proprietario]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com