TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PUBLICIDADE DA REDE HORTIFRUTI: A INTERTEXTUALIDADE ENTRE O TEXTO PUBLICITÁRIO E O TEXTO CINEMATOGRÁFICO

Por:   •  8/6/2019  •  Artigo  •  8.463 Palavras (34 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

JORNALISMO BACHARELADO

Julianne Cristina Machado

A PUBLICIDADE DA REDE HORTIFRUTI: A INTERTEXTUALIDADE ENTRE O TEXTO PUBLICITÁRIO E O TEXTO CINEMATOGRÁFICO

Frederico Westphalen, RS

2019

Julianne Cristina Machado

A PUBLICIDADE DA REDE HORTIFRUTI: A INTERTEXTUALIDADE ENTRE O TEXTO PUBLICITÁRIO E O TEXTO CINEMATOGRÁFICO

Monografia apresentada ao curso de jornalismo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo.

Orientadora: Prof. Dra. Marcia Elisa Vanzin Boabaid

Frederico Westphalen, RS

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 NOÇÃO DE TEXTO E O TEXTO PUBLICITÁRIO: FORMAS DE SIGNIFICAR        7

1.1 NOÇÃO DE TEXTO        7

1.1.2 O TEXTO PUBLICITÁRIO        12

2  A INTERTEXTUALIDADE        15

2.1 TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE        16

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: Anúncio publicitário 1...................................................

FIGURA 2: Anúncio publicitário 2 .....................................................

FIGURA 3: Anúncio publicitário 3 ......................................................

FIGURA 4: Anúncio publicitário 4 .......................................................


INTRODUÇÃO

Desde os princípios da humanidade, o homem já apresentava necessidade de se comunicar. Mesmo não dominando o uso das palavras, como acontece nos dias de hoje, ele já emitia sons vocálicos para expressar suas sensações. Assim, podemos entender que o indivíduo nasce com o instinto e habilidade de se comunicar, e que é o domínio da língua/linguagem que diferencia o homem de outros seres.                                                                                                A linguagem é a capacidade específica dos seres humanos de se comunicar, pois o homem é um ser social porque é dotado de linguagem, capaz de exprimir significados, composta também de signos linguísticos. Ainda, segundo Koch (1998,p.9), a linguagem humana tem sido abordada de maneiras distintas, ou seja, como representação, como instrumento e como interação.

Assim, a prática da linguagem não acontece de forma isolada, pois, a mesma funciona como dispositivo articulador de mensagens, colocando o interlocutor em ação para que a fala adquira sentido. Devemos destacar também que a linguagem é mutável diante de cada indivíduo, pois ela é resultado das experiências e meio sociocultural que pertence cada comunicante.                                                         Dessa forma, a linguagem publicitária também utiliza desses meios sociais, históricos e ideológicos de cada indivíduo para produzir um discurso persuasivo. Assim, se vale de recursos estilísticos e argumentativos da linguagem cotidiana, voltada para informar e, por vezes, manipular.                                                        Em vista disso, esse trabalho ampara-se na análise dos anúncios publicitários da Rede[1] Hortifruti como forma de texto e linguagem. Para isso, serão analisados os textos referentes à campanha Hortiflix[2], lançada em 2016, que tem como propósito intertextualizar com o universo cinematográfico, interagindo também com o site da Netflix[3], uma provedora de acesso a filmes e séries de televisão.                 

Assim sendo, com o propósito de analisar a composição textual e, principalmente, a organização do texto da campanha surgiu o tema da pesquisa: Como o laço intertextual pode auxiliar no texto publicitário da rede Hortifruti?

Na composição do texto publicitário? Como a rede hortifrúti se vale de intertextualidade para atingir o público alvo? Intertextualidade é um recusro do texto publicitário?

A princípio entendemos que a publicidade é extremamente rica em possibilidades já que pode fazer o uso simultâneo de textos verbais e visuais. Sendo assim, os profissionais da área, responsáveis pela criação de anúncios nas agências de publicidade podem recorrer ao uso de materiais que já fazem parte de um ambiente social para compor sua peça publicitária, fazendo dessa criação uma prática de intertextualidade[4].                                                                 Lembrando que para o processo intertextual acontecer o leitor deve utilizar o conhecimento acumulado ao longo de sua vida, moldado por (leituras e aprendizagens), estabelecendo interação com diversos níveis de conhecimento – linguístico textual e de mundo-, a fim de que o conteúdo da publicidade possa ser compreendido e passe a fazer sentido para ele.                                                 É consenso que a publicidade gera/produz sentidos à medida que faz o mundo dos negócios “guia” para despertar o consumo. É neste universo que a publicidade cumpre seu papel, o de atrair o público-alvo por meio de diferentes recursos-sonoros, visuais, gestuais; portando, elementos que remetem aos aspectos “semióticos”.                                                                                                Tudo isso se direciona ao objetivo geral desse trabalho que é analisar os efeitos de sentido do texto publicitário da rede Hortifruti a partir da utilização da linguagem cinematográfica na organização do texto, e identificar como é utilizada a questão intertextual que dialoga com essas produções cinematográficas.  Essa aproximação permitirá avaliar se o resultado do uso destes recursos é positivo ou  não para o público-alvo[5] da empresa.                                                                 Em vista disso, este trabalho será desenvolvido em 3 capítulos. No primeiro será construída uma explanação acerca do conceito de texto e texto publicitário. No segundo explanaremos sobre os conceitos teóricos sobre intertextualidade, quais os tipos existentes de intertextualidade e sua função/relação na construção do texto publicitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (232.8 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com