TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Palavra

Ensaios: A Palavra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  10.058 Palavras (41 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 41

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIZAÇÃO DE PESSOAS

CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 022/DDPP/2010

(1ª FASE: Prova Objetiva – 2ª FASE: Prova Discursiva)

CAMPO DE CONHECIMENTO: PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

Atenção: NÃO ABRA este caderno antes de autorizado pelo fiscal

1. O tempo total para a resolução destas provas é de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão-resposta das questões objetivas e à transcrição para as folhas oficiais de resposta das questões discursivas.

2. Confira, no cartão-resposta, seu nome, seu número de inscrição, o CAMPO DE CONHECIMENTO para o qual se inscreveu e demais dados, e transcreva-os nos quadros abaixo. Assine no local indicado. Confira também seu número de inscrição nas folhas oficiais de resposta das questões discursivas. Verifique no cartão-resposta se há marcações indevidas nos campos destinados às respostas. Se houver, reclame imediatamente ao fiscal.

3. Após autorizado pelo fiscal, verifique no caderno de provas se faltam folhas, se a sequência de questões está correta e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

4. Cada questão objetiva é apresentada com 5 (cinco) alternativas de resposta (de “A” a “E”), das quais apenas 1 (uma) é correta.

5. A interpretação das questões é parte integrante das provas, não sendo permitidas perguntas sobre as questões aos fiscais. Utilize os espaços e/ou páginas em branco para rascunho. Não destaque folhas do caderno de provas.

6. Transcreva com caneta esferográfica, de tinta preta (preferencialmente) ou azul, as respostas da prova objetiva (no cartão-resposta) e da prova discursiva (nas folhas oficiais de resposta). Estes serão os únicos documentos válidos para efeito de correção. Em hipótese alguma haverá substituição do cartão-resposta ou das folhas oficiais de resposta por erro de preenchimento ou qualquer dano causado pelo candidato.

7. Não assine nem identifique de forma alguma as folhas oficiais de resposta das questões discursivas.

8. Não será permitido, durante a realização das provas, a comunicação entre candidatos, o porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de calculadoras ou similares, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinação.

9. Ao terminar, entregue ao fiscal o seu caderno de provas, o cartão-resposta e as folhas oficiais de resposta das questões discursivas. Você só poderá entregar este material e se retirar definitivamente do seu grupo, a partir das 15h 30min.

10. Para conferir suas respostas com o gabarito oficial, anote-as no quadro constante da última folha do caderno de provas, o qual poderá ser destacado e levado com você.

___________________________________________

ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

INSCRIÇÃO

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

CAMPO DE CONHECIMENTO

LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM

1ª. FASE – PROVA OBJETIVA

01) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), no que se refere à Educação Básica, prevê, em seu artigo 24:

I. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, excluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

II. Será considerado aprovado o aluno que obtiver no mínimo, setenta e cinco por cento de frequência ou a média mínima estipulada no regimento escolar.

III. A escola poderá oferecer estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

IV. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias letivos de efetivo trabalho escolar, incluindo o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

V. A avaliação do desempenho do aluno será contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Assinale a alternativa CORRETA.

A( ) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

B( ) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.

C( ) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

D( ) Somente as afirmativas I e V estão corretas.

E( ) Somente as afirmativas IV e V estão corretas.

02) Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 (LDB), que, no capítulo V da Educação Especial, afirma:

( ) esta modalidade de educação escolar deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos portadores de necessidades especiais.

( ) haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

( ) os alunos que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, em virtude de suas deficiências, terão garantida a terminalidade específica.

( ) currículos, métodos, técnicas e recursos educativos deverão ter organização específica para atender às necessidades dos alunos com necessidades especiais.

( ) haverá professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com