TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO FÍSICA-LICENCIATURA

                   

Disciplina: Psicologia da educação

Tutor: Cristiane Regina Tozzo

RA:

8088804

Aluno(a): Reggiane Gomes Melo Santos de França

 

Turma:

Unidade: 1

Atividade... 

Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras. Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação. Você poderá realizar este quadro de acordo com o modelo abaixo, e também colocar uma capa no seu trabalho (contendo nome da instituição, curso, nome da disciplina, nome do aluno). Lembre-se de falar das possibilidades e limitações de todas as abordagens!

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHEAVIORISMO

Na perspectiva do Behaviorismo seria essencial a observação comportamental no contexto escolar. Através dessa observação seria possível compreender o comportamento através de reação, situação, causa e efeito. Para o professor, seguindo essa linha, poderia moldar o aluno com estímulos, reforçar comportamentos desejáveis e reprimir os indesejáveis

Uma vez que o Behaviorismo limita-se a observação comportamental, acontece que nem todo behaviorismo poderia ser diagnosticado, uma vez que não poderia distinguir o tipo pelo estímulo e resposta já que que ficam deixadas de lado as questões individuais de cada aluno, como a vontade, a consciência, a inteligência, os sentimentos e emoções.

PSICANÁLISE

Nessa concepção, existe uma ligação afetiva entre aluno e professor, assim sendo o aluno que gostar de seu professor confiará em seus conhecimentos e será mais cooperativo aprendendo melhor. A psicanálise possibilitou seu criador de entrar em seu consciente para poder reparar algum dano, trauma e através dessa psicanálise poder ajudar cada pessoa que sofre de doenças mentais. Neste sentido há transmissão de conhecimento de forma mais humana e menos técnica.

Nessa concepção o papel do aluno e do professor é baseado em laços afetivos e no inconsciente individual. Apesar de ser uma grande evolução em tratamentos de doenças mentas, em determinados casos não leva o paciente a cura ou sequer obtém uma melhora. Portanto se o aluno não possuir um afeto pelo positivo pelo professor terá dificuldade de aprendizagem e se o professor mesmo inconscientemente não possuir afeto positivo pelo aluno, terá dificuldade para ensina-lo.

HUMANISMO

O humanismo enxerga o ser humano igualitário, onde todos deveriam ser tratados e vistos da mesma forma. Nesta abordagem  o aluno deve ser livre para expressar seus sentimentos estabelecendo uma aprendizagem voltada a autonomia, originalidade, criatividade e a auto iniciativa na busca de conhecimento.

Na abordagem humanista não seria possível desenvolver junto ao professor estratégias de ensino e os métodos teriam pouca importância. Portanto pessoas com distúrbios mentais, teriam dificuldades em se desenvolver, e manter o autocontrole.

GESTALT

Nesta abordagem propõe-se que o aluno se desenvolva melhor usando a sua percepção. O cérebro humano seria dinâmico e usaria todas as suas funções ao mesmo tempo. O aluno se desenvolveria melhor usando sua percepção visual e espacial.

Limitando-se somente a percepção visual e espacial, perde-se a capacidade de se desenvolver a partir de outras perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (448.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com