TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

Por:   •  3/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

-A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL-

3°ano E.M.

Alunas: Ana Clara Freitas e Isabella Gomes.

-A chegada dos portugueses resultou no extermínio de muitos povos nativos devido aos conflitos armados, doenças trazidas da Europa e o processo de escravização indígena.

-Além de serem escravizados, os indígenas também foram submetidos à catequização entre os séculos 16 e 18, pelos padres jesuítas vindos de Portugal. E ainda no século 20 predominava a visão de que o índio devia ser civilizado, o que na visão dos portugueses é de que os indígenas se tornassem não-índios, assimilando a cultura ocidental.

-Os irmãos Villas-Boas influenciaram a criação do Parque Indígena do Xingu voltado para a proteção das etnias que ocupavam a região do rio Xingu. Isso foi um marco histórico no Brasil, já que até o momento não havia uma legislação que garantisse os direitos territoriais dos índios.

-Durante a ditadura, após os anos de 1970, houve uma expansão nas atividades produtivas na Amazônia. A construção de estradas como a Transamazônica, hidrelétricas e o desmatamento para a pecuária resultaram na expulsão de comunidades indígenas de suas terras, além de mortes dessa comunidade devido ao contato com doenças.

-O enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas: a Funai (Fundação Nacional do Índio) teve cortes de unidades e de funcionários.

-Os professores de Antropologia da USP:

PEDRO CESARINO: “Toda cultura é por definição aculturada, isto é, resultado de um processo contínuo de apropriação de conhecimentos e práticas alheios. Esquece-se assim de que os índios são pessoas reais, dotadas de tradições dinâmicas que, assim como outras tantas, são sempre traduções.”

RENATO SZTUTMAN: “Os índios nos ensinam, entre outras tantas coisas, que é possível coexistir com os não índios sem abrir mão de modos de ser específicos.”

-Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana.

ANDRÉ BANIWA: Talvez fosse diferente caso os direitos [dos indígenas] na educação, na saúde, fossem, na prática, colocados nas comunidades. Até hoje, o Estatuto dos Povos Indígenas [de 1973] nunca foi transformado, atualizado, apesar desses novos direitos. Há uma resistência muito grande, muito forte dentro do Congresso Nacional, a fazer isso.

-Presidente da Funai:

ANTONIO COSTA: O índio quer universidade, quer ser médico, engenheiro, dentista, enfermeiro, advogado, e temos de dar condições a eles de avançar nesse mercado.

Construção do texto:

-1° parágrafo: Contexto histórico.

Sob os olhares europeus de soberania, na colonização, o povo que na nova terra residia precisava ser civilizado. Os colonizadores fizeram o trabalho sujo do genocídio, mas, nos dias atuais, as pessoas ainda contribuem para que a questão indígena no Brasil ainda se agrave.

-2° parágrafo: Causa e consequência.

Os principais problemas que as comunidades indígenas enfrentam hoje surgiram há anos. Nos dias atuais há problemas como a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com