TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Por:   •  8/3/2020  •  Dissertação  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o corpo de doenças. A AIDS foi descoberta pelo mundo na década de 80, fato que impactou toda a população mundial. Atualmente, os casos de HIV aumentaram entre a população brasileira, principalmente entre os jovens, em virtude desse tema ainda ser um tabu na sociedade, além do preconceito sofrido pelos portadores.

A priori, observa- se que apesar de todas as informações divulgadas sobre a AIDS,o conhecimento não chegou de maneira correta entre os jovens.Estudos demonstram que a elevação do número dos casos está diretamente relacionado ao baixo grau de escolaridade. Além disso, o assunto sobre AIDS é evitado pelas famílias, muitos jovens começam apresentarem comportamentos de riscos nas relações sexuais. Com o início das relações sexuais cada vez mais precoce e com vários parceiros de ambos os sexo, o uso do preservativo para evitar a contaminação é deixado de lado por muitos.

A posteriori, leva-se em consideração o preconceito sofrido pelos portadores do vírus HIV.Na década de 1980, quando a doença foi descoberta, acreditava-se que se tratava de uma doença gay. Atualmente, apesar das dúvidas de ter uma doença que pode levar à morte e ainda não existir cura, os portadores da AIDS ainda sofrem preconceito, sendo este o obstáculo mais difícil a ser vencido. O medo da reação da sociedade ainda faz com que muitas pessoas não façam o teste nem o tratamento.

Diante do aumento dos casos de HIV entre os jovens brasileiros, é necessário que os órgãos responsáveis, como o UNAIDS, procurem diminuir a infecção entre os jovens, por meio da permanência das campanhas de prevenção, com palestras em escolas, com a exposição de cartazes em locais de fácil acesso e a distribuição de preservativos em locais acessíveis aos jovens. Além disso, é preciso que o assunto seja discutido nos níveis familiares, midiáticos, sociais para que não seja mais um tabu. Acrescentado a isso, os jovens devem analisar as informações passadas e as colocarem em prática para que eles possam ter uma vida livre de risco e, finalmente, erradicar a AIDS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com