TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AIDS (sigla formada pelas iniciais da expressão inglesa Acquired Imunodeficiency Syndrome: síndrome da imunodeficiência adquirida) é determinada pela ação do HIV (vírus da imunodeficiência Humana).

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 9

1.0 A AIDS

        A AIDS (sigla formada pelas iniciais da expressão inglesa Acquired Imunodeficiency Syndrome: síndrome da imunodeficiência adquirida) é determinada pela ação do HIV (vírus da imunodeficiência Humana).

        [pic 1]

        O HIV invade e destrói os linfócitos T,também chamados de células CD4.Esses linfócitos são glóbulos brancos ou leucócitos do sangue associados com a produção de anticorpos e com a atividade fagocitária de outros glóbulos brancos.

        Os testes normalmente utilizados para detectar a presença do HIV no organismo indicam a presença do vírus somente quando o sangue da pessoa contaminada apresenta um determinado nível de anticorpos. Isso ocorre, em geral, entre seis semanas e seis meses após a contaminação.

        No início da infecção, algumas pessoas manifestam sintomas que podem desaparecer em alguns dias. Outras não apresentam nenhum sintoma.

        Quando a redução da taxa de linfócitos T no sangue atinge determinado nível (algo em torno de 200 células CD4 por mm3 de sangue),em geral alguns anos após a contaminação ,o sistema imune torna-se muito debilitado e o organismo fica exposto ao desenvolvimento de várias doenças denominadas oportunistas(como a monilíase,ou “sapinho”,causada pelo fungo cândida albicans),já que geralmente não se manifestam em pessoas sadias.É a fase em que surgem os sintomas que incluem ,por exemplo, febre, diarreia, emagrecimento, inchaço de linfonodos e fadiga acentuada.A pessoa infectada apresenta também tendência a desenvolver certos tipos de câncer,como sarcoma de Kaposi.As doenças oportunistas instaladas no organismo podem provocar infecções severas e levar o indivíduo a morte.

2.0  CONTÁGIO E PREVENÇÃO DA AIDS

        O HIV pode ser contraído de diversas maneiras.

        No mundo todo tem se destacado o contágio pelo ato sexual sem o uso de preservativo (“camisinha”),pois o HIV é transmitido principalmente através do sangue, secreções vaginais e esperma contaminados. Mesmo fora do organismo, o vírus da AIDS mantém uma capacidade de sobrevida de, no mínimo, duas horas. Assim, um  indivíduo infectado pode transmitir o vírus não só através de relações sexuais(vaginal e anal)como também por transfusões sanguíneas e seringas contaminadas.

        A única maneira de não contrair o vírus do HIV é pela prevenção, que consiste basicamente em:

        *Uso de preservativos nas relações sexuais

        *conhecimento prévio, nas transfusões de sangue doado, através de testes realizados pelos bancos de sangue, capazes de detectar sangue contaminado pelo HIV;

        *Esterilização de materiais cirúrgicos e odontológicos, de agulhas e seringas ou, de preferência, utilização de agulhas e seringas descartáveis;

        *Não utilizar instrumentos cortantes em uso comunitário;

        *Evitar gravidez e amamentação, no caso de mulheres portadoras do HIV.

        Ainda não existem vacinas nem medicamentos específicos para curar a aids. No entanto, alguns remédios podem retardar  a evolução dessa enfermidade. por exemplo, o AZT (zidovudine) e o 3TC(lamivudine)São inibidores da enzima transcriptase recersa, essencial para que o RNA viral comande a síntese de DNA.já outros medicamentos atuam como inibidores da enzima protease, essencial para a formação da cápsula proteica do HIV.

        Nós chamamos coquetéis antivirais, é comum a utilização desses inibidores combinados. Entretanto, embora eficazes, esses coquetéis, podem provocar efeitos colaterais consideráveis como, por exemplo, diarreia, náusea e anemia.

 

2.1 ASSIM PEGA HIV/AIDS

  • Sexo na vagina sem camisinha
  • Sexo oral sem camisinha
  • Sexo anal sem camisinha
  • Uso de seringa por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
  • Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

2.2 ASSIM NÃO PEGA HIV/AIDS

  • Sexo desde que se use corretamente a camisinha
  • Masturbação a dois
  • Beijo no rosto ou na boca
  • Suor e lágrima
  • Picada de inseto
  • Aperto de mão ou abraço
  • Sabonete/ toalha/ lençóis
  • Talheres/ copos
  • Assento de ônibus
  • Piscina
  • Banheiro
  • Doação de sangue
  • Pelo ar

3.0 SINTOMAS DA AIDS

        Os primeiros sintomas observáveis para a aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente. Na criança que nasce infectada, os efeitos mais comuns são problemas nos pulmões, diarreia e dificuldade no desenvolvimento.

4.0 TRATAMENTO DA AIDS

                Ainda não existe vacinas nem tratamento específico para a AIDS. No entanto, alguns remédios podem retardar a evolução dessa enfermidade. Por exemplo, o AZT (zidovudine) e o 3TC(lamivudine) são inibidores essenciais para que o RNA viral comande a síntese do DNA. já outros medicamentos são atuam como inibidores da enzima protease, essencial para a formação da cápsula proteica do HIV. Nos chamamos de coquetéis antivirais.

5.0 A DENGUE

          A dengue é causada por um vírus pela picada da fêmea de dois tipos de mosquitos: do Aedes aegypti  e do Aedes albopictus, este ultimo conhecido pelo nome de “tigre asiático.

            No Brasil o principal transmissor da dengue é o Aedes aegypti, um mosquito escuro, pequeno e delgado, que possui hábitos diurnos e vive dentro ou nas proximidades da habitações humanas. O Aedes egypty se reproduz na água parada, como lagos, poças de água, vasos, pneus velhos jogados em quintais.

[pic 2]

        O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.

Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectado pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com