TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  24/3/2019  •  Artigo  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

Bem pessoal, o assunto hoje é sobre APR (ANALISE PRELIMINAR DE RISCO) e falar da importância desse documento. Mas pra isso, vamos ver lá na NR-10 e ver o que fala no idem 10.2 e 10.2.1.

No item 10.2 fala da medida de controle;

No item 10.2.1 fala que Em todas as intervenções em Instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de Análise de Risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Dois pontos importantes: na parte que fala em todas as intervenções em instalações elétricas, veja que é em todas; isso serve pra qualquer tipo de atividade dentro de eletricidade, vai intervir uma instalação elétrica, existe a necessidade de adotar medidas preventivas de controle do risco. E pra saber quais as medidas que vão ser aplicadas, devemos fazer antes de tudo uma análise desses riscos, dessas medidas que vão ser adotadas.

Então pra isso que serve a análise preliminar de risco, pra antecipar todas as possibilidades e tentar cobrir essas possibilidades de possíveis acidentes.

No item 10.2.1 da NR-10 Também fala em técnicas de analise de risco. Exixtem varias maneiras de fazer uma analise de risco.

Então nós vimos aqui que a NR-10 cria uma obrigatoriedade de  que a analise de risco deve ser adotada em todas as atividades em instalações elétricas.

Então pra resumindo, uma  Analise preliminar de risco é uma visão de trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa. E ainda propicia condição para evita-los ou conviver com eles em segurança.

Então quando a gente lê esse texto a gente entende que analise preliminiar de risco, e o próprio PRELIMINIAR fala que é antes, preliminiar que dizer que vem antes do que vai acontecer.. Então Analise preliminiar de risco ela é antes da atividade a ser executada.

Aí no texto a gente ve a palavra propicia condição para evita-los ou conviver com eles em segurança (Nem sempre é possível eliminar completamente o risco, as vezes consegue controlar, diminuir a intensidade daquela possibilidade de acidente e trabalhar com aquela possibilidade. É logico que a profissional, a equipe quer trabalhar e realizar a atividade, mas isso deve ser feito dentro de uma situação controlaDA, se não dá pra eliminar o risco, tem que pelo menos controlar e criar situações onde possa trabalhar com aquele risco presente mas de maneira controlada.

3 pontos importantes a serem considerados quando vai fazer uma analise preliminar de risco.

- O QUE PODE DAR ERRADO? (Fazer uma analise de cada passo, o que pode dar errado em cada passo..

-QUAIS AS CONSEQUENCIAS? Quando a gente pensa nas consequências de uma coisa que pode dar errado, a gente começa ver o prejuízo que a gente vai ter. Isso é importante, por que a gente pensa melhor em não ter esse prejuízo.

- O RISCO PODE SER CONTROLADO OU ELIMINADO? Então essa situação que pode dar errado, existe alguma maneira de melhorar de uma forma que ela SEJA ser segura?

Então métodos pra gente chegar num consenso da analise. Analisar toda situação, colocar esses 3 pontos em cada parte da atividade pra pode chegar no que a gente chama de analise de risco.

E aí a Analise de Risco ela tem algumas coisas obrigatórias?

Antes da fase de execução, serão analisados os riscos potenciais. Este trabalho é realizado através da Análise Preliminar de Risco – APR, contendo no mínimo, as seguintes informações:

QUAIS SÃO OS DADOS MAIS IMPORTANTES E OBRIGATÓRIOS DE UMA ANÁLISE DE RISCO?

  1. DEVE TER A DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE DENTRO DE UM SERVIÇO (então é cada passo, operação ou atividade) então, tenho um serviço pra realizar, então vou pegar e vou desmembrar através do planejamento, vai anotar cada passo, o que que vou fazer em cada ponto, ah, vou separar o material, vou levar o material até o local de trabalho, vou preparar a estrutura que vou precisar pra fazer um manutenção por exemplo... então é fazer o detalhamento de cada passo da atividade, e isso tem que está descrito lá na APR. Como que vai ser feito cada um desses passos; em seguida temos:)

Dentro de cada uma dessas etapas que foi definida para o trabaho é..

  1. IDENTIFICAR RICOS EXISTENTE EM CADA ETAPA.

 3 - MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA REALIZAR TODAS AS ETAPAS DOS SERVIÇOS, NO SENTIDO DE REDUZIR E OU ELIMINAR OS RISCOS (TÉCNICAS DE EXECUÇÃO, EQUIPAMENTOS A SEREM USADOS (EPI, EPC E ETC), então é pensar no que vai ser feito para eliminar aquele risco, é um EPI que precisar ser usado? É mudar a maneira de fazer? É mudar a sequencia de fazer aquela atividade? Tudo isso vai ser a medida de segurança que vai ser aplicada e isso tem que estar descrito também na APR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (215 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com