TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Moderna

Ensaios: A Sociedade Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

A sociedade moderna como um todo, se caracteriza pela economia capitalista, cientificismo e a disciplina. Todos estes três pontos estão relacionados e formam e sustentam o poder sobre o homem moderno. Da mesma forma que exercem poder sobre o homem, produzem subjetividades, ou seja, a produção da subjetividade do homem moderno está ligada diretamente com a forma de poder imposta pela sociedade que este mesmo homem está inserido. Esta forma de poder, segundo Michel Foucault (1926 – 1984) filósofo e professor francês, na modernidade é a disciplina ou poder disciplinar.

Foucault diz que “o poder disciplinar [...] tem como função maior adestrar (2002, p. 143)”. Todas as sociedades exerceram algum tipo de poder sobre os indivíduos que a compunham; para cada tipo de poder imposto aos indivíduos tinha-se algo que ditava a verdade, verdade como uma visão absoluta de mundo que se exerce sobre toda uma população. Na sociedade moderna, onde o poder é a disciplina, a verdade é cientificista, ou seja, quem diz o que é certo e o que é errado é a ciência.

Na modernidade o indivíduo é submetido a uma economia chamada de capitalismo. Neste tipo de estrutura econômica o que predomina é a competitividade e o trabalho como meio de ganho em meio a estas disputas, ou seja, o objetivo do homem moderno (o individuo da modernidade) é ter o melhor emprego e a maior quantidade de dinheiro e propriedades possíveis. O capitalismo, como uma organização empresarial e uma organização dos meios de produção, padroniza o dia-a-dia dos indivíduos e padroniza seu comportamento, através de ferramentas consideradas essenciais, como as mídias. A televisão, por exemplo, foi uma invenção científica que é usada à serviço do capitalismo, quando esta impulsiona o consumismo, característica da sociedade moderna. Ou seja, as ciências na modernidade ficam à serviço do capitalismo.

As ciências forçam o ciclo consumista, como as ciências da computação: que direcionam a avanço tecnológico de forma que a própria população não consegue acompanhar; E existem ciências que criam modelos de indivíduos, também a favor do capitalismo, que são as ciências humanas, ou seja, os indivíduos da sociedade moderna têm em comum uma identidade que são basicamente duas: a de trabalhador produtivo e de um consumista quantitativo. Este poder exterior às pessoas, se internaliza nelas próprias, fazendo com que cada pessoa trabalhe também em favor da sociedade disciplinar.

Michel Foucault chama os profissionais das ciências humanas de profissionais psi, estes irão exercer o exame, ponto chave do poder disciplinar, que se divide em vigilância, sanção normalizadora e o exame. É no exame que o cientista irá avaliar o individuo que será considerado em termos radicais como normal ou anormal. “Nele vêm-se reunir a cerimônia do poder e a forma da experiência, a demonstração da força e o estabelecimento da verdade”, (FOUCAULT, 2002, p. 154). De forma concisa, normal é o indivíduo que possui as características de um homem moderno, que são: trabalhador produtivo e consumidor quantitativo. Alguém que não segue este padrão “normal” é anormal. Os profissionais psi irão atuar geralmente nas instituições como hospitais, asilos, hospícios, penitenciárias, presídios, escolas, agências de emprego, etc. Nas instituições, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com