TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unificação Alemanha e Itália

Por:   •  15/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

→ Unificações Alemanha e Itália

Relacionar os processos de unificação com as mudanças burguesas pós Napoleão

Após a morte de Napoleão, o Congresso de Viena tenta voltar na história, voltar o mundo como era antes. Mas isso não foi possível. O mundo mudou após a morte de Napoleão. Tanto na Itália quanto na Alemanha, a burguesia estava altamente interessada na unificação de seus países. Alemanha e Itália unificados ficam mais fortes, com a economia melhor e facilidade de ganhar dinheiro. As duas unificações são lideradas pela burguesia.

Unificação da Alemanha

como era a confederação germânica

a confederação germânica era dividida em reinos pobres e reinos ricos. O principal reino era a Prússia, que se localizava no norte da Alemanha, sendo o maior e o mais forte (um reino industrializado, rico e burguês). Os reinos do sul eram controlados pela Áustria, após a conferência de berlim.

por que a Prussia lidera o processo

sendo o maior e mais forte reino da Alemanha, Prússia liderou o processo de unificação. Lá era onde viviam os burgueses. No processo de unificação, Guilherme I estava no governo e seu primeiro ministro, Otto Von Bismarck.

a união aduaneira

o Zollverein foi o primeiro processo de união econômica dos estados germânicos. Ele foi feito para facilitar o comércio entre os estados, unificar impostos e incentivar o desenvolvimento industrial. A Áustria (que controlava os estados do sul da Alemanha), ficou fora dessa união e resultou em uma Prussia mais forte.

as revoluções de Bismarck para a unificação

Otto Von Bismarck foi escolhido como primeiro ministro da Prússia. Ele defende os interesses da burguesia industrial e quer a unificação dos estados germânicos. Para atingir seu objetivo, Bismarck amplia o número de militares e investe a produção de armamentos. Para diminuir o poder da Áustria, ele arruma um inimigo em comum, a França (que era contra a unificação da Alemanha. Temia o resultado e o poder de todos os estados da confederação juntos), o que resulta em uma Guerra franco-Prussiana. Bismarck também invade a Dinamarca para obter dois ducados (Holstein e Schleswig).

a importância da Guerra Franco-Prussiana

a guerra entre a Prússia e a França foi pensada e planejada por Otto Von Bismarck. Para conseguir a unificação de seus estados, precisavam ter os estados do sul em seus poderes, que a princípio estavam em controle da Áustria e da França. Prussia vence a guerra e faz com que abram caminhos para a unificação, fazendo com que a Prússia liderasse a unificação.

como a Alemanha que surge se organiza

depois da unificação, a Alemanha vira uma monarquia parlamentarista (império), aos moldes da Prússia. Cara da Alemanha é a cara da Prússia. Mesmo rei da Prússia assumiu o Império da Alemanha, tomando conta do país, o que é bom para os burgueses, que viviam na Prússia.

Unificação da Itália

como era a Itália antes da unificação

antes da unificação, a Itália era muito dividida entre norte e sul. Norte rico e desenvolvido com os reinos Piemonte e Sardenha muito fortes. Já o sul era pobre e focava em atividades agrícolas. Algumas terras eram controladas pela Igreja (que era contra a unificação) e outras pela Áustria (que eram contra a unificação).

liderança do reino Piemonte e Sardenha

o reino Piemonte-Sardenha era o mais desenvolvido. A nobreza e a burguesia se interessavam. Queriam muito a unificação do país, para que ele se tornasse mais forte, com a facilitação de mercado, aumento do mercado consumidor e unificação de padrões. Era liderado pela alta burguesia.

entender a participação de Garibaldi e dos camisas vermelhas no processo

Garibaldi e os camisas vermelhas representavam o sul do país. Eles queriam outro tipo de unificação. Queriam que a Itália virasse uma República, onde a população participasse da política. Fizeram muitos movimentos, que foram sufocados pelo dinheiro e pela força do reino de Piemonte.

qual o papel da Igreja na unificação e criação do Vaticano

a Igreja era completamente contra a unificação da Itália. Tinha controle sobre algumas terras no centro da Itália, mas com um certo tempo, perdeu-as. Somente depois de um tempo que conseguem suas terras de volta com a criação do estado do Vaticano.

como a Itália se organiza pós unificação

→ Segunda Revolução Industrial

saber como comparar com a Primeira Revolução Industrial

1 revolução ocorreu no final do séc XVII, na Inglaterra. A energia era a vapor, o capitalismo industrial e indústrias têxteis. A 2 revolução ocorreu no final do século XIX, em quase todos os países europeus, EUA, Japão e Império Russo. A energia era eletricidade e motores a combustão. O capitalismo era financeiro e indústrias farmacêuticas e automobilísticas.

características principais (lembrar do Fordismo e Taylorismo)

com a 2 revolução industrial, houve uma grande urbanização e infraestrutura. Período forte do liberalismo. Taylor e Ford foram duas pessoas importantes nesse período. Eles criaram modos de produção, operar e separar trabalhos. No método Taylorista, o funcionário fazia múltiplas tarefas, onde não deveria ter desperdício de energia para ter o maior aproveitamento do funcionário possível. O trabalhador era observado com objetivo de aumentar a produção. Já no Fordismo, o funcionário fazia apenas uma tarefa. Cada funcionário tinha uma função. Linha de montagem com forte divisão de trabalho.

Truste, Cartel e Holding

Trustes → empresas do mesmo setor que se juntam, controlando um segmento

Cartel → empresas do mesmo setor combinam preços para prejudicar a concorrência

Holdings → uma empresa grande (geralmente capital aberto) que detém várias empresas de ramos diferentes.

Consequências da Segunda Revolução Industrial

Houve a diminuição do trabalho artesanal, aumento da industrialização e máquinas. Passaram a produzir mais em menos tempo e houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (574.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com