TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urberizaçao do Trabalho

Por:   •  21/11/2020  •  Dissertação  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Na série "Elite ", Samuel , um dos personagens ,trabalha para um comércio como entregador de pizza. No enrredo ,apesar de ser um bom garoto, Samuel acaba se envolvendo com o comércio de drogas , devido à baixa remuneração e precarização do seu emprego .No entanto, com um retrato social , tal situação é vivenciada por muitos cidadãos , uma vez que , no Brasil hodierno , tem -se o fenômeno da uberizaçao do trabalho, o qual acarreta a precarização da vida de muitos brasileiros. Nessa perspectiva, é vital analisar aspectos relacionados à formação educacional e ao desemprego, com o intuito de propor possíveis intervenções.

Antes de tudo , é preciso que se entenda sobre como a falta de uma formação escolar reflete na uberizaçao do emprego. Sob esse viés, segundo o filósofo Immanuel Kant ,"é na educação que assenta o grande aperfeiçoamento da sociedade". Nesse sentido ,infere -se que uma parcela da população, sobretudo as mais abastadas ,não obtiveram a oportunidade de concluir os estudos ou um diploma superior . Diante disso ,tais individuos , em detrimento do nivel de escolaridade prejudicado , são obrigados à realizarem trabalhos informais o que ,ao invés de possuírem vidas aperfeiçoadas , como dito pelo pensador , têm ,com efeito, vidas precárias, haja vista a carência de regularização e direitos em trabalhos com esses Dessa forma ,enquanto lacunas educacionais forem regra , profissionais uberizados será exceção .

Outrossim, ainda é válido salientar que ofícios uberizados se portam como alternativas para a desempregabilidade . Acerca disso , de fato ,antes da constituição de1934 ,a qual proporcionou alguns direitos trabalhistas ,a condição de trabalho era nefasta e desumana . Todavia ,mesmo sendo garantidos na legislação ,esses direitos não se estendem à profissões uberizadas ,tais quais motoristas de Uber .Nesse ínterim, com uma taxa de 12,4 de desempregados no brasil, segundo o IBGE, esses cidadãos não vêm outra opção se não buscarem esse tipo de trabalho ,o qual , ainda que sem proteção do Estado ,garanta o seu mínimo sustento. Logo ,é inaceitável, que cenários como esses continuem impactando a sociedade .

Portanto, a fim de superar essa realidade urge realize a expansão da formação escolar ,além do combate ao desemprego. Isso deve ser feito por meio de não só uma campanha educacional-a qual possa proporcionar o término dos estudos e cursos com aulas EAD , mas tambem de um projeto de lei -o qual esteja a possibilitar o auxilio e o encaminhamento de desempregados para determ

inados oficios . Com o objetivo de de deixar a educação mais próxima daqueles que não possui e , ademais, diminuir o indice de desempregados. Assim , a uberizaçao do trabalho poderá ser reduzida, a fazer com que a esfera brasileira se distancie da situação de Samuel na ficção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com