TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violencia no Futebol

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO.

O futebol é o esporte mais praticado em todo mundo. Para o brasileiro o futebol representa alegria, mas nem sempre é assim. Desde que o esporte se popularizou começaram a surgir as primeiras desavenças dentro e fora de campo. Dentro de campo coube ao árbitro controlar os ânimos dos jogadores, mas, fora de campo, nas arquibancadas, até hoje os torcedores travam verdadeiras batalhas que resultam em vários feridos e alguns mortos. E, às vezes, nem mesmo a polícia consegue controlar a fúria dessas torcidas que se autodenomina “organizada”.

O futebol como esporte é considerado por muitos a grande paixão popular e caracterizado pela crítica esportiva como o maior fenômeno social dos últimos anos. Essa afirmação é fácil de ser observado ao se analisar o amor que os torcedores têm pelo seu clube. Porém, uma inquietação vem incomodando o dia -a- dia de todo torcedor apaixonado por futebol: o caso da violência presente cada dia mais nos estádios. Esse fato tem afastado o torcedor do estádio, que vem optando por, várias vezes, assistir aos jogos em casa, diante do conforto e, principalmente, distante da violência.

Nesse estudo veremos o que motiva essa violência exacerbada e o que poderá ser feito para acabar com essa situação. O trabalho começa apresentando um breve histórico do futebol e do aparecimento das torcidas organizadas. Depois é feita uma análise sobre o comportamento do homem e também sobre as evoluções ocorridas nos estádios Europeus. Por fim, busca-se apresentar uma proposta de mudanças para acabar com a violência no futebol brasileiro.

2 METODOLOGIA

O trabalho a seguir é uma pesquisa de caráter qualitativo apresentar as causas da violência nos estádios de futebol e o que poderá ser feito para evitar esse problema. A pesquisa é exclusivamente bibliográfica tendo como referência os autores Carlos Alberto Máximo Pimenta e Tarcyane Cajueiro Santos. A partir da leitura desses autores e da visualização de documentários sobre os “Hooligans” se chegou ao material que será apresentado a seguir.

3 DESENVOLVIMENTOS.

3.1 Uma Breve História sobre futebol. A o futebol, esse esporte fascinante, que por mais de cem anos proporciona muitas alegrias a quem pratica, quem torce, quem gosta e até pra quem não gosta. É realmente um esporte incrível. Apesar de o futebol como conhecemos hoje ter surgido apenas no final do século 19 na Inglaterra, esportes com bola já eram praticados desde 3000 a.C. na China antiga. Na idade média há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora se usasse de muita violência. Era permitido usar socos e pontapés, rasteiras e outros golpes violentos.

Na Itália Medieval surgiu um jogo chamado gioco Del cálcio. Um jogo praticado em praça público onde duas equipes, com 27 jogadores cada uma, tinham o objetivo de levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois pontos extremos da praça. Era um jogo de extrema violência chegando a ser proibido pelo rei Eduardo II. Porém o jogo não terminou, membros da nobreza criaram uma nova versão com regras que proibiam a violência.

Doze juízes faziam cumprir essas regras. Pesquisadores concluíram que o gioco Del cálcio chegou à Inglaterra por volta do Séc. XVII. O jogo começou a ficar parecido com o futebol que temos hoje. Deram dimensões ao campo, criaram novas regras e a bola era de couro. O esporte começou a ser praticado por estudantes e membros da nobreza. Aos poucos foi se popularizando até que em 1848 foi criado um único código de regras para o futebol. Em 1871 estabeleceu-se a figura do goleiro, o único que poderia colocar as mãos na bola. Em 1875 ficou estabelecido o tempo de 90 minutos para as partidas e em 1891 a falta dentro da área virou o pênalti. Somente em 1907 é que se criou a regra do impedimento. Que até hoje causa confusão. No Brasil o futebol chegou em 1894 através da figura de Charles Miller. Paulista, que saiu aos nove anos de idade para estudar na Inglaterra e quando retornou trouxe consigo a primeira bola de futebol ao Brasil. Por isso ele é considerado o precursor do esporte por aqui. A primeira partida foi realizada em 1895 e apenas pessoas da elite participavam. Negros eram proibidos de jogar e hoje sabemos que eles são os que melhor jogam futebol no Brasil. Devido à facilidade de se praticar o esporte ele foi se inserindo nas camadas mais baixas da sociedade. Afinal, para jogá-lo, era preciso apenas uma bola de meia e um par de “qualquer coisa” pra formar o gol. Por isso só foi se profissionalizar por volta dos anos 30.

Alguns autores descrevem os times de várzea como responsáveis pelo processo de democratização do esporte. Alguns detalhes como surgimento de clubes, criação de federações e rachas entre elite e povo não serão abordados aqui por não serem o foco da pesquisa. O que se pode dizer do surgimento dos clubes é que junto com eles surgiram suas torcidas. Aqueles que não podiam jogar pelo seu clube iam aos jogos pra torcer. O esporte se popularizou de vez na década de 30 com a ampla divulgação nas rádios. Os estádios lotavam e começavam as rivalidades entre torcidas. O sentimento do ser humano de ser o melhor, de vencer, de ver a humilhação do adversário começava a surgirem grandes proporções.

3.2 O Aparecimento das Torcidas Organizadas. As primeiras torcidas uniformizadas surgiram também na década de 30. Principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eram considerados torcedores símbolos que mantinham os membros sob extrema disciplina. Apesar disso não existiam inimigos, mas adversários superados pela festa das bandeiras.

As torcidas uniformizadas da época tinham em comum com as torcidas organizadas de atuais o fato de acompanharem o time aonde quer que ele fosse, planejavam o espetáculo com antecedência. Talvez a grande diferença entre as uniformizadas da década de 30 e as organizadas de hoje é que no cenário atual, os jovens parecem dar mais importância a fazer parte deste grupo de torcedores do que propriamente do seu time. Vários autores sugerem que a mudança de relacionamento entre torcedor e o futebol ocorre por volta da década de 70, quando aquele excede a paixão pelo clube. Era época de ditadura militar, e como o futebol era definitivamente o esporte do povo e sempre “se tirou partido dele”, não foi diferente com o governo militar, que o incentivou e divulgou amplamente.

As primeiras torcidas organizadas de São Paulo foram a Gaviões da Fiel e Camisa 12, ambas do Sport Clube Corinthians Paulista, a Torcida Jovem¸ do Santos Futebol Clube e a Torcida Tricolor Independente do São Paulo Futebol Clube. É nessa época que podemos apontar o início violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (209.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com