TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA VIOLENCIA

Artigos Científicos: TRABALHO DA VIOLENCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2012  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 10

Violência e suas características

Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral ou física a outra pessoa, tal comportamento pode atingir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na irá, que convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.

Pode-se dizer também que ela é o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.

A violência é sempre progressiva, isto é, uma vez que começa,é difícil parar. Por isso é importante que se perceba logo no começo onde ela existe, pois assim fica mais fácil alertar e orientar os que sofrem dessa “agressão” antes que seja tarde demais, pois já ouve casos de comportamentos excessivos de lavar pessoas desde uma depressão ate a morte ou suicídio.

Para poder prevenir e orientar com mais segurança as famílias na construção da paz, é preciso conhecer melhor todos os tipo de violência, que acontece principalmente através de 5 formas:

Tipo de violência:

• A Violência Física

• A Violência dentro de casa/Domestica

• A Violência infantil

• A Violência emocional

• A Violência descuido. Abandono ou negligencia

• A Violência sexual

02

A violência Física

Acontece com a pessoa quando certo tipo de situação foge de seu controle, seu temperamento acaba explodindo e ela parte para agressão física. Tentando desde modo fazer com que ele se mantenha no controle da situação.

Por muitas vezes esse tipo de comportamento começa com a alteração de voz ,batimentos cardíacos acelerado,sinal de muito nervosismos e alteração de comportamento ate em que chega ao seu extremo e a pessoa não consegue se controlar e acaba partindo para agressão.

Pode se dizer que há casos em que é tão comum para o agressor este tipos de situação que ele próprio já não consegue ter mais um dialogo normal para melhor resolver uma situação. Dentro de si já é “automático” agredir quando a situação foge de seu controle, que ele mesmo acaba nem percebendo que isto é prejudicial, levando muitas vezes certos tipos de ocorrências registradas com pessoa gravemente feriadas e outras mortas. Pois age de forma natural em relação a esse tipo de situação tanto como se fizesse parte do seu dia a dia e de seu temperamento explosivo.

O que muitos não conseguem diferir é violência física com a defesa física,quando alguém invade seu”espaço” ameaçando sua segurança e acaba se envolvendo em situações complicadas por não saber lidar com esses tipo de ocorrências.

Ou ate mesmo aqueles que desde pequenos sempre conviveu em um meio a onde a violência física servia não só para se “defender”, como também era usada para educar, impor respeito e moralizar.

INDÍCIOS DE VIOLÊNCIA FÍSICA: Lesões, hematomas, arranhões, cortes, queimaduras, (cigarro, ferro de passar, colher, etc.), envenenamento, hemorragia de retina, fraturas de braços, pernas, mordidas.

03

A Violência dentro de casa,Violência Domestica

A violência esta no campo, nas cidades, nas estradas, no trabalho, e nas escolas. E na maioria das vezes ela é, a causa e conseqüência de uma das violências maiores: a Violência Domestica, ou seja, aquela que Vivemos Dentro de Casa.

A violência domestica ou intrafamiliar é a que deixa Marcas profundas no ser humano segundo as pesquisas. Iniciando com o abuso de poder dos mais fortes contra os mais fracos. vítima geralmente, tem pouco auto estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba sofrendo uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois do ato que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repeti-lo.

Em algumas situações, felizmente não a maioria, de franca violência doméstica persistem cronicamente porque um dos cônjuges apresenta uma atitude de aceitação e incapacidade de se desligar daquele ambiente, sejam por razões materiais, sejam emocionais. Para entender esse tipo de personalidade persistentemente ligada ao ambiente de violência doméstica poderíamos compará-la com a atitude descrita como co-dependência, encontrada nos lares de alcoolistas e dependentes químicos.

Para entender a violência doméstica, deve-se ter em mente alguns conceitos sobre a dinâmica e diversas faces da violência doméstica, como por exemplo:

A reprodução, ou seja, pais que quando crianças também foram maltratadas, também se tornam os agressores por muitas das vezes achando que a única solução para qualquer tipo de situação que fuja de seu controle é a violência tanto verbal quando física.

A situação financeira na maioria das vezes em que se encontra a família acaba levando a certos tipos de comportamentos alterados dos mesmo que nela estão

Temos que perceber que não precisamos transferir para os outros, principalmente para as crianças a culpa por nossas frustrações, dores ou insucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com