TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência no Futebol: E Sua Perspectiva Social

Por:   •  22/5/2018  •  Artigo  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

Alex G. de Almeida RA 94637

Felipe M. P. Figueiredo Ra 93839[a]

[pic 1]

A Violência no Futebol: E Sua Perspectiva Social

Projeto apresentado ao Centro de Universitário Hermínio Ometto, como parte da integrante da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Educação Física – Bacharelado e pré-requisito da disciplina EDF246 – Seminários de Monografia I.

Orientador: Prof. Ms. Marcelo Fadori Soares Palhares

                                                                               ARARAS/SP

Maio/2018

1 – Introdução[b]

A violência é um dos grandes problemas da sociedade, da cultura e da humanidade, pois ela esta envolvida em nosso cotidiano, sempre fazendo parte da experiência humana, visto que em jornais, revistas, rádios e programas televisivos relatam noticias, a todo o momento, e em todo mundo sobre esta ação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) defini a violência como o “uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”.

Sempre houve a preocupação da humanidade de entender e compreender, esses comportamentos da sua natureza, a sua faceta, tentando evitar e prevenir ela da sociedade. Pois para Yves Michaud (2001) a violência tem correlação direta com o caos, a partir do momento em que com ela observa-se a desordem, e a falta de regramento. Ainda, a violência acaba originando a imprevisibilidade, o que traz consigo um movimento permanente de insegurança para os formadores de toda uma coletividade e assim ameaça a ordem social.

         Não tem como não relacionar a violência e o futebol, porque a violência no futebol não é acontecimento novo e há exemplos na história do futebol brasileiro e mundial (MURPHY; WILLIAMS; DUNNING, 1994). portanto está relacionado a própria natureza humana, sempre tentando levar proveito em qualquer situação, que acaba sucumbindo ao materialismo, e a ganância de conseguir poder não importando o meio para tal ação. Também parece um pouco razoável admitir que a violência no futebol, seja apenas da natureza humana, como suas condutas hostis e agressivas. Assim, num primeiro momento, surgem-nos como causas da violência no futebol fatores ligadas ao contexto social, econômico e cultural do país.

Ao aprofundarmos o assunto sobre a violência e sua relação com o futebol, devemos primeiramente contextualizar a violência e seus âmbitos gerais, compreender e identificar suas influências na sociedade mundial. Seu surgimento pode ocorrer de diversas maneiras, mas o que podemos destacar de principal são as relações humanas más resolvidas (à falta de diálogo) e o descaso das políticas nacionais e principalmente autoridades públicas onde se expressam a má qualidade de vida dos cidadãos e falta de oportunidades, ou seja, uma cidadania de baixa intensidade.

Dessa forma entendemos que as práticas de violências têm seus princípios e surgimento em decorrer dessas desigualdades sociais, particularmente esses atos agressivos (violência) é um problema da sociedade global, isso é um movimento crescente da atualidade, mas que têm sua prática desenvolvida e continuada desde um passado não muito antigo o que salientamos que não é uma novidade. Além de que a mídia esta ligado a este fatores de violência pois como diz Betii (2004):

“... A mídia forma uma nova hierarquia de valores, a qual determina em grande medida a atitude do consumidor e tem grande efeito na prática do esporte em si: os fins justifica os meios – se levar ao sucesso, a violência é permitida”.

Então percebemos que a violência no futebol é complexa e multifatorial, onde generalizam vários fatores que pode ocorrer para essa ação, um exemplo disso é as seguintes palavras de Murad (2017), “A violência que se manifesta no futebol não é apenas o resultado daquilo que acontece nos estádios; embora isso também contribua, ela tem sua origem em questões mais profundas, de ordem social ampla. Os principais exemplos dessas questões são o desemprego e o subemprego, a falta de uma educação efetiva de qualidade, uma cidadania baixa intensidade (falta de consciência social, de valores coletivos, culturais, políticos, éticos), o trafico de drogas, o mercado negro de armas e o crime organizado, o descaso das autoridades públicas, a desagregação das referencias e dos valores familiares e escolares, a falta de policiamento ostensivo e preventivo, a impunidade, a corrupção. (MURAD, 2017). Também destacamos a violência na torcida organizadas, pois são sujeitos que estão inseridos na sociedade contemporânea segundo as expressões simbólicas das situações de classe (BOURDIEU,1983).

Então em nossa monografia temos como objetivo não condenar, mas sim entender essas fases multifatoriais da violência.  

2 – Justificativa[c]

        

Quando obtemos uma visão ampla do quanto o futebol é importante na sociedade brasileira e mundial enaltecemos o quanto ele é apaixonante e ao mesmo tempo o quanto ele pode ser o agente destruidor das relações humanas, ou seja, causalidades ambíguas, e com base nessas considerações identificamos e propomos esse trabalho cientifico; nosso foco é entender a violência e quais seus direcionamentos até chegar ao futebol e como tornou a própria forma de manifestação desse fenômeno. Cabe salientar desde já, que a violência é um fenômeno amplo e não está restrita apenas nos gramados de futebol. Para se compreender esse aspecto subjetivo, deve-se considerar o contexto social de uma forma mais ampla, pois a violência pode possuir diversas causas (ESCHER; REIS, 2006).

        

Apesar de a violência estar presente na sociedade em todos os seus segmentos é no esporte que este padrão de comportamento ganha maior ênfase na mídia, obtendo repercussão acima de fatos sociais de maior violência como assaltos, homicídios, latrocínios, entre outros. (NETTO; OLIVEIRA JUNIOR, 2007). A causa da violência no futebol não se sabe ao certo. Pode ser por ego, por poder, querer humilhar o adversário? quem sabe. Só sabemos que a violência no futebol existe em todas as formas, seja violência verbal ou física. E segundo Murad (2007) quem ajuda muitas vezes nessa causa da violência mais serias e que agridem a consciência de caráter mais geral são os próprios torcedores dos clubes, que em muitas das vezes são membros das famosas torcidas organizada. E que ocorre este ato dentro dos estádios e fora deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com