TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A casa, a família e o lazer nas áreas urbanas

Por:   •  27/4/2020  •  Seminário  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

A casa, a família e o lazer nas áreas urbanas

O lazer tem sido estudado com rigor científico nos últimos tempos e tem se mostrado como um elemento extremamente importante para analisarmos as transformações da sociedade, que atingem um ritmo intenso atreladas às mudanças nas relações sociais de produção que capturam o tempo e o espaço, transformando-os em mercadorias raras, por sinal.

O lazer, entendido como momento de encontro entre pessoas, é capturado e toda a sua espontaneidade é normatizada. É a partir de então que o espaço doméstico, enquanto símbolo de lazer espontâneo, é modificado para dar lugar ao lazer normatizado.

As mudanças na estrutura familiar e nas casas, principalmente das classes média e média alta, interferem diretamente na forma de se ter lazer. As famílias procuram, a partir do momento em que a casa deixa de ser também o espaço de trabalho, estruturá-la de forma a ampliar o conforto de seus membros, sobre os ditames do aumento de privacidade para cada um deles, são inegáveis os benefícios dessa nova realidade, mas, sem dúvida, ela conduz a uma nova perspectiva, que propicia a desvinculação dos contatos mais constantes, que existiam anteriormente, ou seja, obrigatoriamente todos os familiares faziam as refeições em um mesmo espaço, num mesmo horário, muitas vezes, compartilhavam o mesmo quarto e as crianças brincavam com seus vizinhos em seu quintal.

Criam-se novas relações, novas conceituações de convivência, que priorizam acima de tudo a individualidade, os contatos esporádicos crivados de regras que na maior parte das vezes não foram criadas pelos membros do grupo familiar, mas introduzidas por interesses que tornaram os momentos de lazer, momentos em que, de uma forma ou outra, os indivíduos se mantêm produtivos, alienados de toda forma de questionamento, que só as relações de pertencimento nos espaços vividos podem proporcionar.

Portanto, o que verificamos no espaço doméstico é repassado para os espaços públicos que, justamente por serem públicos, são abandonados, tendo em vista que estão na contramão do que é valorizado por nossa sociedade, a individualidade, o contato com pessoas do mesmo grupo social, as relações sem profundidade.

A desestruturação das relações de convivência, a exacerbação do individualismo e a falta de espaços públicos que propiciem o contato entre grupos heterogêneos atingem principalmente as crianças, que têm modificado os seus primeiros momentos de formação, os quais seguem modelos prontos, privados da espontaneidade e de atuação criativa, como a que acontecia na elaboração das brincadeiras diretamente relacionadas à ludicidade descomprometida com padrões impostos.

A infância é um momento único para se firmar relações de proximidade e o espaço é condição para isso, portanto, ao desestruturá-lo enquanto espaço da vida, podemos estar formando o que SLOTERDIJK chama de indivíduo sem retorno, ou seja, aquele que não consegue regressar às suas origens, visto que elas simplesmente não existem, foram absorvidas pelo modo de produção capitalista que destrói, mais do que pode regenerar. E se esse processo acontece desde a infância, provavelmente os indivíduos gerados nestas estruturas não se darão conta de que vivem em uma sociedade sem vínculos, seus espaços referenciais serão os não-lugares, dificultando qualquer movimento contrário.

Qual a importância do lazer em família para a saúde do relacionamento familiar?

Nos dias de hoje, em um cotidiano sempre agitado, mal dá para passar um tempo de qualidade com a família, não é mesmo? Contudo, mesmo na agitação do dia a dia, o lazer em família deve estar no calendário de todas as pessoas, ainda que seja em um período curto da semana. Afinal, o tirar um tempinho para ficar com nossos familiares traz diversos benefícios para todos os membros da família.

Conheça agora a importância do lazer em família para manter relacionamentos saudáveis e melhorar qualidade de vida de todos os familiares!

1. Fortalecimento dos laços familiares

O lazer em família pode fortalecer os laços familiares, contribuindo para a maior sensação de conforto e segurança, tanto para os filhos quanto para o casal. Ao praticar esportes ou fazer atividades juntamente com a família, uma equipe é formada e todos devem interagir trocando carinho, amizade e cumplicidade. Com isso, a relação de proximidade e amor fortalece os laços familiares.

2. Melhora na saúde

O lazer por si só melhora a saúde, alivia o estresse, melhora a autoestima, dá a oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos objetivos, melhora o humor, relaxa dos problemas diários e do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com