TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da coleta de solos para análise

Por:   •  30/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da coleta de solos para análise

   A análise de solo é fundamental para que o produtor consiga diagnosticar as condições de fertilidade e obter orientações corretas sobre os tipos de nutrientes e a quantidade exata que o solo. A análise deve ser realizada em um laboratório solos e os resultados precisam ser apresentados, interpretados por um engenheiro agrônomo, que é capaz de fazer a recomendação da adubação correta.

   Primeiramente a terra e coletada no campo, ou seja, na área que o agricultor ou produtor rural que quer analisar. A terra tem que ser coletada de forma correta, pois pode interferir no resultado. Na área ou propriedade deve ser coletadas entre 10 e 20 pequenas porções de amostras, ou seja, sub-amostras em zigue-zague depois deve ser misturada e colocada em um saco plástico e levada ao laboratório de solos, a terra e peneirada com uma peneira especifica depois e colocada para secar a sombra esse processo e chamado de terra fina seca ao ar (T.F.S.A), depois de seca a retirada apenas 500 gramas para analise. Usa-se o peagâmetro para medir a faixa de pH do solo, a faixa ideal e entre 6,0 e 6,5 se o solo não estiver nessa faixa e preciso fazer uma correção do solo. Por exemplo, quando a faixa de pH do solo esta abaixo da faixa ideal usa-se o calcário para neutralizar, o processo de neutralização do solo também e chamado de calagem. Na analise são avaliados argila, pH em água, índice SMP, matéria orgânica, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e alumínio.

   A parte física do solo e separada em três partes. Sendo elas, Cítio, Argila, e areia. E ela e colocada na pulveta de 1000 ML. Também e utilizado o Decímetro de Caioto e também o anel volumétrico onde e colocado para ser compactado para medir a densidade real do solo. E colocado aproximadamente cerca de 20 gramas de solo em um recipiente chamado balão onde se adiciona álcool puro para penetrar o solo. Assim e feita a analise do solo onde e descoberto o pH do solo e se ele precisa de algum tipo de adubação ou correção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com