TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da leitura para a formação profissional

Artigo: A importância da leitura para a formação profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da leitura para a formação profissional

Educação

10/05/2013

Você já ouviu alguém dizer que “conhecimento é poder”?

Recentemente, enquanto passeava pela minha livraria favorita, um livro em uma estante atraiu minha atenção; falava sobre o hábito de ler e como esse costume está sendo perdido aos poucos. Na contracapa, havia os seguintes dizeres: “Desde tempos que antecedem a invenção da escrita, os indivíduos com mais conhecimentos tendem a impor suas vontades aos demais menos intelectualmente favorecidos, comprovando a máxima que afirma que conhecimento é poder”.

Interessei-me pelo tema e resolvi pesquisar um pouco sobre a origem da escrita, da leitura e sobre como esse meio de transmitir informações ao longo dos tempos contribuiu para o crescimento cultural de inúmeros povos. Aprendi que, com o passar dos séculos, o advento da linguagem escrita permitiu que alguns poucos privilegiados tivessem acesso a outras culturas, suas histórias, descobertas e conquistas. Tais informações permitiram a uma minoria elaborar meios para dominar o resto da população por anos.

O surgimento da imprensa em 1440, aproximadamente, inventada por Gutenberg, serviu para popularizar a leitura e a escrita entre diversos povos ocidentais, que passaram a ter acesso a mundos inteiramente novos, fomentando, assim, desejos por mudanças nas várias esferas da vida em sociedade.

No meio corporativo, o hábito da leitura é essencial e deve ser exercido por todos aqueles que almejam atingir cargos de liderança em seus negócios. Não há liderança sem conhecimento. Como bem disse Paulo Francis, “quem não lê não pensa, e quem não pensa será sempre um servo”. E permanecer servo da ignorância é degradante para qualquer ser humano. Infelizmente, o tempo dedicado à leitura é cada vez mais reduzido por grande parte das pessoas, inclusive empresários e executivos de agenda lotada.

Um líder, um chefe, um empresário deve ler sobre diversos assuntos, sejam fatos históricos ou ficção, clássicos ou best sellers recentes. Isso faz com que o leitor amplie sua visão do mudo, passando a observar os acontecimentos do dia a dia sob diferentes pontos de vista, permitindo-lhe tomar decisões baseadas em experiências vivenciadas por pessoas cujas histórias estão registradas nas páginas de um livro.

A educação transforma a vida das pessoas, e as empresas devem atuar como fomentadores de ambientes educacionais. Ao estimular a leitura por parte dos funcionários e colaboradores, a empresa está trabalhando para instigar a inovação no local de trabalho. Ler expande os horizontes da criatividade, servindo como uma lanterna iluminando a escuridão imposta pela ignorância. Na E2, prezamos muito pela instrução de todos os colaboradores, pois acreditamos que a educação engrandece cada indivíduo enquanto pessoa e profissional.

Executivos que alegam não dispor de tempo para fazer da leitura um hobby, muitas vezes não têm uma bagagem cultural suficiente para acompanhar as mudanças no mercado e superar empresas e marcas concorrentes na disputa pela atenção do público. Quanto maior o conhecimento geral de um empresário, maior sua capacidade para elaborar estratégias condizentes com a realidade e missão da sua organização.

Conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com