TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Valorização Da Produção Textual Como Forma De Re-significação Da Leitura

Pesquisas Acadêmicas: A Valorização Da Produção Textual Como Forma De Re-significação Da Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto.

1- Identificação:

Colégio

Clientela: alunos de 3º ano do Ensino Médio

Responsáveis:

Duração: 15 dias

Área: Língua Portuguesa

2- Tema:

A valorização da produção textual como forma de re-significação da leitura

3- Justificativa:

Considerando a sala de aula um espaço privilegiado na troca de saberes indispensáveis para a construção de novos conhecimentos e, entendendo a leitura como elemento essencial, é de suma importância desenvolver um projeto que incentive e ofereça ao aluno oportunidades de vivenciar e compartilhar diversas atividades como, debates, leituras visuais, produções textuais, dramatizações, recreação com sucatas, entre outras, que o possibilite refletir sobre a pluralidade cultural no contexto social.

Portanto, este projeto tem como propósito, valorizar as diversas formas de produções textuais, instigando o discente a refletir sobre as informações contidas nos textos, desenvolvendo o seu senso crítico e re-significando a leitura, criando condições em que o educando supere a visão restrita de mundo, e conseqüentemente compreenda a complexidade da realidade. Para com isso aprimorar sua capacidade comunicativa e ampliar significamente a sua inserção no espaço em que vive.

4- Objetivo Geral:

Compreender a importância da prática de leituras e produções textuais de diferentes tipos, tanto funcional quanto de ficção, desenvolvendo assim a autonomia, a atitude solidária e crítica, integrando espontaneamente as áreas do saber.

5- Conteúdo:

• Leitura, interpretação e produções textuais;

• Tipologias textuais

6- Objetivos Específicos:

• Extrair informações implícitas das leituras efetuadas;

• Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação;

• Sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito;

• Produzir textos escritos de diferentes gêneros textuais como uso efetivo da língua, observando a funcionalidade da mesma em diferentes instancias sociais.

7- Fundamentação Teórica:

Sabe-se que o sistema de ensino vem sofrendo uma terrível crise educacional, e em meio a esta surgem infinitas discussões acerca da real função da educação e qual o papel da escola nesta educação. Entendemos que o papel da educação está voltado para a formação de cidadãos críticos e ativos para o pleno exercício da cidadania, porém esta função ainda não está sendo cumprida. Diz Xesús R. Jares “[...], é imprescindível que o conjunto da população tenha acesso a uma educação democrática e de qualidade, requisito que infelizmente, apesar dos enormes nos últimos anos, ainda não é garantido no Brasil.” (Revista Pátio, nov. 2005/jan. 2006, p.9)

A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso, e a participação na sociedade letrada em que vivemos, são ferramentas para a compreensão da sociedade e para a comunicação dos homens e mulheres, enfim, a chave da apropriação dos saberes já conquistados pela humanidade. Portanto trabalhar com leitura e produção textual é de suma importância para o desenvolvimento do senso crítico do aluno e da linguagem, pois é através da linguagem que os indivíduos se interagem e participam dos processos sociais, culturais, políticos e econômicos da sociedade em que vivem. E assim defende os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

[...]A língua é um sistema de signos histórico e social que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. Assim, aprendê-la é aprender não só as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio social entendem e interpretam a realidade e a si mesmas.

Toda produção deve ser precedida de diversas leituras e discussões, pois ninguém consegue produzir um texto partindo do nada, isto é, sem conhecimento prévio sobre o assunto. Pode-se perceber isso nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) quando ressalta que: “... Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela, pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes.”

Conclui-se que é de fundamental importância o trabalho com leitura e produção textual para conscientização do exercício da cidadania, e esta deve ser a função da educação como afirma Gentili e Frigotto (2000):

“A educação para o exercício da cidadania não pode restringir-se à aprendizagem de determinados valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com