TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rapadura é um doce, tipicamente brasileiro, feito de cana de açúcar

Por:   •  24/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Rapadura

A rapadura é um doce, tipicamente brasileiro, feito de cana de açúcar.

Tradicionalmente consumida pelo povo do Nordeste do Brasil, especialmente no sertão, formado por camadas da sociedade de baixo poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, ppucas exigências em qualidade, a rapadura é rica em vitaminas, ferro e flúor, possui grande teor energético e preço em conta, além de ter características de produto natural e orgânico.

Seu sabor é muito interessante, pois está diretamente interligado com as propriedades da cana de açúcar. O processo de fabricação é bem simples: após a colheita da cana é feito um cozimento em um caldeirão para que se coloque a cana para o seu cozimento até que gere uma calda. Essa calda depois de cozida é virada em uma forma que tem como função deixar a calda esfriar. Após isso, o doceiro faz os recortes do doce geralmente em barras e o embala-o para comércio, novamente em pequenas feiras ou em supermercados.

Antigamente era um dos doces mais consumidos pelas famílias no interior do Brasil devido a simplicidade e facilidade encontrar esse tipo de material para a fabricação do doce.

Além de servir como doce, ela pode ser usada para fazer a composição de outros doces, como o pé de moleque, ou servir de acompanhamento para o café e o chá como adoçante ao invés da açúcar comum.

É válido ressaltar que apesar de mais saudável que a açúcar refinada, ela, em excesso, também pode ser prejudicial a saúde por conter quantidade elevada de açúcar, que é um dos seus elementos principais, afinal a cana de açúcar , nada mais é do que a base para a açúcar refinada, ou acucar branca, como ela também é conhecida.

Conclui-se que a rapadura é uma tradição na culinária brasileira e, quando consumida com moderação, é uma ótima sobremesa ou acompanhamento no cotidiano dos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com