TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A representação da linguagem e o processo de alfabetização

Artigo: A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Num teste realizado por FERRERO e TEBEROSKY, foram entregues, a várias pessoas adultas e alfabetizadas, materiais impressos em escritas desconhecidas (árabe, chinês, russo), como o que vocês receberam, com a orientação de que tratassem de lê-los.

A primeira reação, como é óbvio foi rejeição: “COMO LER SE NÃO CONHECEMOS ESSAS LETRAS?” Houve a insistência por parte das pesquisadoras para que tratassem de ler quando, afinal, as pessoas começaram a explorar o material, dando início aos intercâmbios entre os participantes:

- primeiro a respeito da categorização do objeto: isso é um livro, um jornal, uma revista, um folheto?;

- a seguir a antecipação sobre a organização do conteúdo: se é um jornal tem que ter seções (política, esportes, etc), Se é um livro tem de ter o título no início, o nome do autor a editora, índice no início ou final, etc., e assim por diante. No final do tempo, aproximadamente 1 hora, confrontaram suas conclusões com os colegas e todos chegaram a conclusões do tipo: “aqui deve ser...um livro”, “penso que isto seja...um jornal”, “pelo que percebo isto é... uma revista”.

De acordo com a autora, as crianças pequenas fazem o mesmo e se sentem da mesma forma no inicio da aprendizagem. No caso dos adultos, todos puderam fazer a antecipação porque sabem o que é um livro, como está organizado ( o mesmo vale para jornais e revistas). Foi explicado que esse tipo de conhecimento as crianças não tem. Descobriram que construir antecipações sobre o significado e tratar depois de encontrar indicações que permitem justificar ou rejeitar a antecipação é uma atividade intelectual complexa, bem diferente da pura adivinhação ou da imaginação não controlada. Assim acabam por descobrir que o conhecimento da língua escrita que eles possuem por serem leitores, não se reduz ao conhecimento das letras. FERRERO, Emilia.(1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização.

Agora tente ler o material abaixo e descreva o que acredita ser cada um desses veículos de comunicação e qual a mensagem transmitida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com