TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal No Processo De Ensino E Aprendizagem

Por:   •  20/9/2013  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 19

LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

MARIA CAROLINA REIS PENA*,

MICHELA BARRETO ROLLA*.

RESUMO

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a limguagem corporal é uma delas.Visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Comunicação. Escola. Professor. Aluno.

ABSTRACT

Body language is a dynamic process in initial grades and aims to present major opportunities to the teaching-learning process. Regarding the act of transmitting knowledge to communication it is a key factor for this process, searching the interaction between teacher and student in the daily classroom routine. It is worth mentioning that this communication can be expressed in various ways; body language is one of them. Seeking harmonious interaction in school practice, every individual should know that the body is a great ally in the transmission of knowledge; therefore, it is a resource of great importance for transmission of new information.

Keywords: Teaching-learning. Communication. School. Teacher. Student.

____________________________________________________________________

*Acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Vale do Acaraú, UVA-AMAPÁ, sob orientação da Profª Drª Rosângela Lemos da Silva.

1 INTRODUÇÃO

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do individuo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas. Pois ao se socializar através do lúdico, do movimento corporal, a criança acaba criando vinculo com os outros, construindo o seu próprio conhecimento, despertando-nos a afetividade, o seu emocional, o seu cognitivo e conseqüentemente a sua expressão corporal.

A criança ao construir o seu próprio conhecimento, desenvolve o seu cognitivo e as suas condições sócio-morais e éticos, cabendo ao professor a condição de mediador nesse processo de desenvolvimento das competências, objetivando os valores humanizadores.

Baseado nesta reflexão o presente trabalho de pesquisa quantitativa e bibliográfica, pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da linguagem corporal no processo dinâmico nas séries iniciais?Portanto, para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento corporal se faz necessário que a linguagem corporal esteja bem organizada. Pois é através do corpo que a criança pode expressar seus pensamentos de raiva, ódio, amor, alegria, tristezas, carinho. É também através do corpo que a criança sente fome, dor, prazer. O corpo é o seu centro, e precisa ser bem trabalhado.

Os objetivos deste estudo visam estudar como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para o ensino-aprendizagem da criança nas séries iniciais, analisado de que forma é trabalhada a linguagem corporal, nas séries iniciais, identificando quais são as dificuldades encontradas pelos professores de séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal com as crianças através de entrevistas com pais, professores e alunos de séries iniciais, bem como analisar qual a metodologia usada pelos professores das séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal.

O trabalho divide-se em três tópicos, o primeiro enfoca o referencial teórico, buscando esclarecer de forma clara e objetiva o estudo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com