TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Corporal No Processo De Ensino E Aprendizagem

Artigos Científicos: Linguagem Corporal No Processo De Ensino E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 19

LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

LINGUAGEM CORPORAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

MARIA CAROLINA REIS PENA*,

MICHELA BARRETO ROLLA*.

RESUMO

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a limguagem corporal é uma delas.Visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Comunicação. Escola. Professor. Aluno.

ABSTRACT

Body language is a dynamic process in initial grades and aims to present major opportunities to the teaching-learning process. Regarding the act of transmitting knowledge to communication it is a key factor for this process, searching the interaction between teacher and student in the daily classroom routine. It is worth mentioning that this communication can be expressed in various ways; body language is one of them. Seeking harmonious interaction in school practice, every individual should know that the body is a great ally in the transmission of knowledge; therefore, it is a resource of great importance for transmission of new information.

Keywords: Teaching-learning. Communication. School. Teacher. Student.

____________________________________________________________________

*Acadêmicas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Vale do Acaraú, UVA-AMAPÁ, sob orientação da Profª Drª Rosângela Lemos da Silva.

1 INTRODUÇÃO

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do individuo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas. Pois ao se socializar através do lúdico, do movimento corporal, a criança acaba criando vinculo com os outros, construindo o seu próprio conhecimento, despertando-nos a afetividade, o seu emocional, o seu cognitivo e conseqüentemente a sua expressão corporal.

A criança ao construir o seu próprio conhecimento, desenvolve o seu cognitivo e as suas condições sócio-morais e éticos, cabendo ao professor a condição de mediador nesse processo de desenvolvimento das competências, objetivando os valores humanizadores.

Baseado nesta reflexão o presente trabalho de pesquisa quantitativa e bibliográfica, pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a importância da linguagem corporal no processo dinâmico nas séries iniciais?Portanto, para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento corporal se faz necessário que a linguagem corporal esteja bem organizada. Pois é através do corpo que a criança pode expressar seus pensamentos de raiva, ódio, amor, alegria, tristezas, carinho. É também através do corpo que a criança sente fome, dor, prazer. O corpo é o seu centro, e precisa ser bem trabalhado.

Os objetivos deste estudo visam estudar como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para o ensino-aprendizagem da criança nas séries iniciais, analisado de que forma é trabalhada a linguagem corporal, nas séries iniciais, identificando quais são as dificuldades encontradas pelos professores de séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal com as crianças através de entrevistas com pais, professores e alunos de séries iniciais, bem como analisar qual a metodologia usada pelos professores das séries iniciais para trabalhar a linguagem corporal.

O trabalho divide-se em três tópicos, o primeiro enfoca o referencial teórico, buscando esclarecer de forma clara e objetiva o estudo sobre a linguagem corporal, o segundo apresenta a metodologia usada para elaboração do trabalho e o terceiro apresenta a analise e discussão dos resultados obtidos com a pesquisando com as habilitações que o curso de Pedagogia oferece, ou seja, uma relação de como o desenvolvimento da linguagem corporal influência e contribui para a aprendizagem da criança na educação infantil das series iniciais e gestão escolar.

2 HISTÓRICIDADE DA LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva e apurada. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.

Na verdade, pode-se considerar a linguagem corporal como uma das muitas categorias da comunicação não verba, que é mais ampla, pois engloba as modificações que ocorrem em nossa voz e que influenciam as mensagens que transmitimos.

A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.

Um dos temas mais importantes da linguagem corporal ou da comunicação não verbal é o das expressões faciais. O pioneiro nesse tema foi Charles Darwin que tornou públicas suas idéias no livro As Expressões das Emoções nos Homens e nos Animais, publicado em 1872.

De acordo com Mehrabian (1984, p. 21), pioneiro da pesquisa sobre linguagem corporal no ano 1950, este apurou que em toda comunicação interpessoal, um número de 7% da mensagem é verbal, que 38% é vocal e 5%é não verbal. Para Wayer as palavras são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com