TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociedade brasileira é alienada

Por:   •  1/5/2018  •  Dissertação  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade brasileira é alienada, mesmo sendo um termo generalizado, a verdade não foge muito deste contexto. Quem pensa de maneira diferente sobre ideologias impostas principalmente pela mídia é automaticamente rejeitado. Então, como os cidadãos brasileiros poderiam fugir desta realidade? Alguns grupos certamente gostariam de começar uma revolução, mas esta mudança pode não ser a melhor solução.

Em sua maioria, as revoluções não trazem algo benéfico, pois falta a elas, muitas vezes, organização. A Revolução Cubana, por exemplo, foi um movimento armado e guerrilheiro, que trouxe o socialismo ao país, fazendo-o regredir economicamente e socialmente. Por outro lado, é possível citar a Revolução Industrial como uma transição pacífica, tendo como consequências positivas o desenvolvimento econômico e tecnológico na maioria do planeta.

Quanto mais alienado o indivíduo, maior são as chances de ele ser manipulado. E infelizmente isto ocorre em boa parte do Brasil, onde as pessoas não demonstram interesse pela política e outros assuntos importantes. O povo brasileiro, hoje, é enganado assim como aconteceu aos romanos na política do “pão e circo”, esse tipo de manipulação se apresenta em diversas formas: eventos esportivos, carnaval, programas televisivos e outras “atrações”. Como consequência, a pessoa deixa de questionar o governo, a mídia, entre outros, deixando-se levar por “verdades absolutas” ao ponto de rejeitar a opinião dos outros.

Bertolt Brecht, poeta alemão, dizia que o pior analfabeto é o analfabeto político. “O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política”. A política, querendo ou não, é o que orienta um país, então a sociedade deve ter conhecimento suficiente para determinar quem irá governá-la.  A educação tem o poder de aumentar o poder opinativo das pessoas, tornando-as capazes de mudar o país, sem revoluções bélicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com